Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

“Peço aos adeptos que tenham fé em Suazo”

Nicolas Suazo disse ontem ao CM que o filho, David, vai causar muito mais estragos na Liga portuguesa. Contingências de última hora impediram o pai do avançado de seguir o Benfica-Marítimo, mas assegurou que foi prontamente informado do resultado e do feito do filho David, autor de dois golos, além de ter provocado o penálti que abriu o caminho da goleada.
9 de Dezembro de 2008 às 00:30
David Suazo já apontou quatro golos na Liga. O pai, Nicolas, Suazo, diz que o filho é bem tratado na Luz
David Suazo já apontou quatro golos na Liga. O pai, Nicolas, Suazo, diz que o filho é bem tratado na Luz FOTO: Duarte Sá / Reuters

"Ainda não falei com o David, estou à espera de que me telefone. Mas é óbvio que me senti orgulhoso quando me contaram que tinha feito uma grande exibição. Aos adeptos do Benfica, digo-lhes que tenham fé no David. Ele pode render muito mais se o treinador lhe der oportunidades para isso", adiantou.

Demonstrando estar atento à realidade do futebol português, ‘Don Nico’, como é conhecido nas Honduras, quis saber o resultado do Leixões na deslocação a Guimarães, e mostrou-se convicto na continuidade do Benfica na liderança: "O Benfica vai manter-se muito tempo em primeiro."

O pai de David Suazo revelou ainda que o jogador está perfeitamente adaptado à vida em Portugal, não descartando continuar na próxima época: "Está a gostar, sobretudo da forma como é tratado pelas pessoas do Benfica e pelos adeptos, aprecia a gastronomia portuguesa e adora a casa, que fica ao pé da praia."

Nicolas Suazo está convencido de que a derrota (5-1) com o Olympiakos e o empate (2-2) com o V. Setúbal pertencem ao passado. "Vi o jogo com o Olympiakos, foi uma noite muito má. O David ficou também chateado com o empate frente ao Vitória [de Setúbal], por ter falhado uma boa oportunidade de golo", contou, prometendo seguir com atenção os próximos jogos do filho. "Desta vez, com o Marítimo, não pude ver, mas vou sempre à casa dos meus vizinhos ver o Benfica, pois ainda não tenho o canal que transmite esses jogos. Acredito que o Benfica vai ser campeão", reiterou.

LUISÃO NÃO SAI EM JANEIRO

A SAD encarnada não está disposta a negociar Luisão na reabertura do mercado, em Janeiro. O CM sabe que, apesar do interesse que o internacional brasileiro está a despertar em alguns clubes europeus, com o Manchester City à cabeça, Luís Filipe Vieira e Rui Costa não pretendem desfazer-se de nenhum dos chamados jogadores nucleares. O objectivo nº 1 continua a ser o título de campeão nacional e mantém-se intacto, mais agora que a equipa ocupa o 1º lugar na tabela classificativa. No caso de Luisão, aliás, a sua importância ficou bem patente nos últimos três jogos. A ausência do central foi muito sentida na goleada sofrida na Grécia (derrota por 1-5) e empate com o V. Setúbal (2-2). No regresso, com o Marítimo, a defesa deu uma imagem muito mais positiva e não sofreu qualquer golo.

MOREIRA ESTÁ EM SILÊNCIO

No centro das atenções, por ter roubado a titularidade a Quim no último jogo com o Marítimo, Moreira está, no entanto, em blackout, preferindo não fazer comentários sobre este regresso a nº 1. Foi a forma encontrado pelo guarda-redes para controlar emoções provocadas por três anos sem ter jogado na Liga. Segundo soube o CM, recaíam já suspeitas de Moreira não poder suportar uma época inteira, devido às duas operações a que foi submetido, nos dois joelhos. A primeira, ao joelho direito (19 de Outubro de 2005) para debelar uma lesão na cartilagem , e a segunda (24 de Julho de 2007), devido a um traumatismo no joelho esquerdo. O CM sabe, no entanto, que o departamento médico dos encarnados considera o jogador "totalmente" recuperado.

LÍDER 1295 DIAS DEPOIS

Há 1295 dias que o Benfica não liderava o campeonato. Mais concretamente desde 22 de Maio de 2005, data em que se sagrou campeão nacional pela última vez. Um facto pouco comum na história do clube com mais títulos: 31 campeonatos.

"Estamos na posição em que queríamos estar, por agora", congratulou-se o técnico Quique Flores, dando a entender que o mais importante para a equipa é manter a liderança no final. Já na semana passada, as águias tiveram a oportunidade de ascender ao primeiro lugar, mas o empate com o Vitória de Setúbal adiou o objectivo e o Leixões permaneceu na liderança, por mais uma semana.

APONTAMENTOS

LÍDER DA POPULARIDADE

David Suazo lidera a lista dos cem jogadores mais populares do Mundo, promovida pelo Instituto de Estatísticas e História do Futebol (IFFHS), com 196 079 votos. Segue-se, com 159 955, o egípcio Mohamed Aboutreika, do Al Ahly, (vencedor na época passada) e guarda-redes do Palmeiras, Marcos (86 954). O resultado final será divulgado no dia 3 de Janeiro.

DOTES DE GOLEADOR

David Suazo somou o 4.º golo no Funchal e partilha o 6.º lugar na lista dos melhores marcadores com um quarteto constituído por Djalma, Douglas, Liedson e Nuno Gomes. No entanto, o hondurenho tem menos jogos de que os concorrentes (apenas seis). A nível da equipa, David Suazo é apenas superado, tal como Nuno Gomes, por Cardozo, que já marcou por cinco vezes.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)