Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Pedro Proença gera mal-estar na arbitragem

Fontelas Gomes (Conselho de Arbitragem) e presidente da Liga de costas voltadas.
Mário Figueiredo 24 de Maio de 2017 às 08:45
Pedro Proença
Pedro Proença
Pedro Proença
Pedro Proença
Pedro Proença
Pedro Proença
Pedro Proença
Pedro Proença
Pedro Proença
A intromissão de Pedro Proença nos assuntos relacionados com a arbitragem está a causar grande mal-estar no setor, levando mesmo à cisão de relações com Fontelas Gomes, presidente do Conselho de arbitragem, apurou o Correio da Manhã.

O CM sabe que Pedro Proença, presidente da Liga e ex-árbitro internacional, tem tentado intervir na gestão do setor. A forma como se dirige aos árbitros, como se ele próprio fizesse parte das estruturas da arbitragem, está a provocar alguma contestação.

Num recente encontro da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Proença falou como se ainda fizesse parte da arbitragem. Situação que gerou algum desconforto, até porque alguns elementos consideram que Pedro Proença não consegue despir a pele de ex-árbitro, quando na verdade é agora o responsável pelo futebol profissional em Portugal.

Pedro Proença e o presidente do Conselho de Arbitragem, Fontelas Gomes, praticamente não se falam. "A relação entre eles é zero", disse uma fonte ao CM.

Na origem desta cisão está o facto de Proença ter tentado influenciar os juízes que vão analisar o chamado vídeo-árbitro. O líder da Liga pretendia que fossem ex-árbitros a executar a função, enquanto Fontelas Gomes determinou que sejam árbitros no ativo.

CAUSAS DA DISCÓRDIA
Intromissão
A intromissão de Proença nos assuntos da arbitragem, porque este continua a falar como se fizesse parte da estrutura que gere a arbitragem.

Vídeo-árbitro
Proença tentou influenciar a escolha de ex-árbitros para fazerem a análise do vídeo-árbitro, proposta recusada por Fontelas Gomes.

Quadro C1
O quadro de árbitros da categoria C1 (Liga e II Liga) é composto por 22 juízes. Estes ficam com os jogos e ainda vão analisar o vídeo-árbitro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)