Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Pedro Souto quer fundo de jogadores

A candidatura de Pedro Pinto Souto à presidência do Sporting propõe-se capitalizar e complementar o actual acordo de reestruturação financeira celebrado com a Banca através da criação de um fundo de jogadores fechado, disponível para subscrição pública.
13 de Maio de 2009 às 00:30
O candidato às eleições do Sporting, Pedro Souto,  já apresentou o seu projecto para o clube
O candidato às eleições do Sporting, Pedro Souto, já apresentou o seu projecto para o clube FOTO: direitos reservados

O primeiro candidato assumido às eleições para a presidência do Sporting, agendadas para o dia 5 de Junho, entende que este procedimento vai permitir ao clube "realizar um encaixe financeiro relevante" bem como reforçar e manter "os bons jogadores de futebol", podia ler-se num documento, intitulado ‘Modelo de Sustentabilidade Financeira’.

Para a candidatura ‘Sporting Global’, este fundo de jogadores vai consentir aos sócios, em parceria com a Banca, a possibilidade de participarem nas "mais-valias dos melhores jogadores com garantias de protecção de capital", contribuindo igualmente para "diminuir o passivo bancário através da obtenção de um encaixe financeiro para a SAD".

O modelo de sustentabilidade do projecto tem ainda como pressupostos a reavaliação "dos acordos de transmissão televisiva", bem como certificar-se de que o "rácio económico de compra/venda de jogadores não coloca em causa a capitalização do clube e a redução do passivo do mesmo".

O prazo para a entrega das listas candidatas às eleições para os órgãos sociais termina dia 29 de Maio.

VAGA DE FUNDO POR ERNESTO DA SILVA

Um grupo de associados do Sporting está a criar uma vaga de fundo para que Ernesto Ferreira da Silva se apresente às eleições do clube, agendadas para o próximo dia 5 de Junho, sabe o CM.

Apesar de lisonjeado com o reconhecimento, o ex-presidente do Conselho Fiscal e organizador do Congresso Leonino, descarta, por completo, qualquer candidatura. "Não existe essa hipótese. Estou totalmente fora da corrida.", disse ontem ao CM Ernesto Ferreira da Silva.

Ao que o CM apurou Carlos Barbosa da Cruz continua a ser o preferido do conselho directivo, mas neste momento, por razões externas, está em período de reflexão. Assim sendo Menezes Rodrigues tem carta branca para avançar e é o rosto da continuidade.

MIGUEL VELOSO AGRADA A ARSÈNE WENGER

Miguel Veloso quer aguardar pela proposta do Arsenal, apesar de haver fortes indícios de que será inferior às que já foram apresentadas por Manchester City e Bolton, os únicos clubes que já entraram em contacto directo com a SAD leonina. Arsène Wenger nunca escondeu a sua admiração pelas qualidades do jovem internacional português e para Veloso, representar o Arsenal seria mais aliciante do que qualquer outro dos clubes interessados .

Cabe ao Sporting decidir qual o futuro de Veloso, sendo certo que o clube pretende arrecadar o máximo possível com a venda do seu passe. A cláusula de rescisão está fixada em 30 milhões de euros. Certo é que Veloso vai mesmo abandonar Alvalade no final da temporada.

APONTAMENTOS

PATRÍCIO NÃO PENSA SAIR

Rui Patrício admitiu ontem que não pensa abandonar o Sporting... para já. "Um dia, quem sabe. Agora não", disse o guardião, numa visita a uma escola de guarda-redes em Oeiras.

IZMAILOV E PEREIRINHA

As ausências de Izmailov (lesão muscular) e Pereirinha (mialgia no adutor esquerdo) foram as grandes novidades no regresso ao trabalho dos leões, ontem, em Alcochete.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)