Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

PEKERMAN PRIORITÁRIO

O argentino José Pekerman é considerado em Alvalade como o treinador mais indicado para render Bölöni no final da época e iniciar no Sporting um novo ciclo. O CM sabe que o perfil de Pekerman se enquadra como uma luva no desejado pelos responsáveis da SAD ‘verde-e-branca’ e que os primeiros contactos entre as partes já ocorreram e vão continuar. Afinal, o contrato de Bölöni está perto do fim.
12 de Março de 2003 às 00:00
Sendo certo que romeno permanece até final da época à frente da equipa, o Sporting parece, por antecipação, ter já encontrado sucessor para Bölöni ou, na pior das hipóteses, o eleito preferencial. Aliás, desde há muito que José Pekerman está referenciado, como consequência de um trabalho de grande qualidade realizado com as selecções jovens argentinas.

Detentor de um percurso altamente vitorioso, conquistou para a selecção ‘alvi-celeste’ três títulos de campeão do Mundo de sub-20, argumento que lhe confere grande crédito por todo o Mundo. O argentino, à semelhança do desejado pela SAD, é ainda conhecido pelo aproveitamento e pela importância que dá à formação, factor importante uma vez que permite continuar a rentabilizar a Academia de Alcochete, para muitos o grande projecto do clube e uma importante fonte para o futuro.

Para além disso, a ausência de trabalho em grandes clubes europeus – rejeitou propostas para treinar selecções sul-americanas e clubes argentinos depois de sair da Selecção – permitem pensar que Pekerman tem a ambição e a vontade de triunfar numa aventura fora do seu país.

Paralelamente a todos os argumentos já invocados, até mesmo o excelente relacionamento que, normalmente, mantém com os plantéis que comanda joga a favor do argentino. Neste momento, Pekerman vem já recolhendo algumas informações sobre o Sporting e os jogadores do clube, ainda que nada esteja definitivamente acertado.

DESCARTADO POR ESTRATÉGIA

Recorde-se que já este ano, em Fevereiro, o argentino esteve de visita à Academia de Alcochete depois de uma chegada a Portugal demasiadamente mediática para aquilo que os ‘leões’ pretendiam.

A SAD, então, confrontada pela Imprensa sobre a presença do argentino, optou por conferir à sua estada um cariz mais institucional, afirmando tratar-se de uma simples visita. Certo é que o mau-estar que a mesma criou levou alguns responsáveis a descartarem a sua aquisição futura, uma estratégia encontrada para minimizar os efeitos junto do grupo de trabalho e de Laszlo Bölöni, que, então, para além do acesso à Liga dos Campeões, lutava ainda pela Taça de Portugal.
Mas agora, e porque é urgente acautelar o futuro, a SAD já decidiu: Pekerman é a prioridade para suceder a Bölöni.

PERFIL

Nome: José Néstor Pekerman
Data de nascimento: 03/09/1949
Idade: 53 anos
Nacionalidade: Argentina
Carreira como jogador: Argentino Juniors (1969/1977) e Independiente de Medellín (1977/1978).
Carreira como treinador: Chacarita Juniors e Argentino Juniors (Argentina); Colo Colo (Chile) e as selecções de Sub-17 e Sub-20 da Argentina.
Títulos: Selecções jovens da Argentina - Três mundiais de sub--20 (1995, 1997 e 2001), dois campeonatos sul-americanos (1997 e 1999) e um torneio de Toulon (1998).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)