Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Pelé preocupado com atraso nas obras de Mundial 2014

O atraso nas obras das infraestruturas para o Mundial de futebol de 2014 poderá comprometer a imagem internacional do Brasil e a realização dos jogos, disse esta sexta.-feira Edson Arantes do Nascimento, o ‘rei’ Pelé.
18 de Fevereiro de 2011 às 20:07
Pelé sublinhou que o Brasil não pode ser comparado com a África do Sul, sede do Mundial de 2010, que também sofreu com os atrasos nas obras de estádios e infraestruturas
Pelé sublinhou que o Brasil não pode ser comparado com a África do Sul, sede do Mundial de 2010, que também sofreu com os atrasos nas obras de estádios e infraestruturas FOTO: EFE


O único tricampeão mundial da história do futebol afirmou, num evento desportivo, em São Paulo, que compartilha a preocupação com muitos dirigentes sobre a lentidão do início das obras de construção, reforma e ampliação de estádios e de aeroportos.  

"Este atraso está a preocupar bastante, porque lutámos muito para conseguir o Mundial e os Jogos Olímpicos. Viajámos o Mundo inteiro, pedindo votos, e, agora, estamos com as obras atrasadas", disse, referindo-se também aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.  

Segundo o "atleta do século", o Brasil "corre um grande risco de se envergonhar se não fizer um bom Mundial", sendo os principais problemas "a comunicação e os aeroportos".  

Pelé sublinhou que o Brasil não pode ser comparado com a África do Sul, sede do Mundial de 2010, que também sofreu com os atrasos nas obras de estádios e infraestruturas.  

"As pessoas da FIFA perguntam o que está a acontecer aqui. Muita gente compara com a África do Sul, mas é bem diferente. Lá, o Bill Gates ajudou",  afirmou.  

Em São Paulo, por exemplo, as obras de construção de um novo estádio projectado especialmente para a abertura do Mundial ainda não foram iniciadas. 

Segundo os prazos da FIFA, os estádios brasileiros devem estar concluídos até ao final de 2012 para a disputa da Taça das Confederações de 2013.  

O Mundial 2014 deverá ter jogos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife, Natal, Cuiabá e Manaus.  

pelé mundial 2014 mundial jogos olímpicos rio de janeiro são paulo belo horizonte
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)