Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Pelotão em risco

O crescente número de casos de gripe A em Portugal, inclusive no desporto, está a alarmar todas as provas desportivas. A Volta a Portugal não foge à regra e o plano de contingência, caso surja um caso no pelotão, está há muito definido: toda a caravana da Volta entraria em quarentena (incluindo jornalistas e staff técnico).
11 de Agosto de 2009 às 00:30
l Joaquim Gomes, Marco Chagas, vencedores da Volta a Portugal em Bicicleta, integraram ontem um pelotão de 742 cicloturistas da 3ª edição da ‘Etapa da Volta’, uma ligação de 67 km entre Lixa e Felgueiras, no dia em que o pelotão da Volta descansou. O direc
l Joaquim Gomes, Marco Chagas, vencedores da Volta a Portugal em Bicicleta, integraram ontem um pelotão de 742 cicloturistas da 3ª edição da ‘Etapa da Volta’, uma ligação de 67 km entre Lixa e Felgueiras, no dia em que o pelotão da Volta descansou. O direc FOTO: Miguel A. Lopes/Lusa

A garantia foi dada ao CM pelo médico da prova, dr. Marcos Miranda, que, apesar de demonstrar uma preocupação controlada, não descarta a possibilidade de surgir uma situação de gripe A entre a comitiva: "O risco é sempre elevado, até porque temos muitos ciclistas espanhóis no nosso pelotão. No caso de haver uma situação dessas toda a caravana entra em quarentena." Uma coisa está certa entre os organizadores da mais importante prova velocipédica nacional: a realização da Volta até ao final nunca estará em causa.

Em caso de haver um ciclista com síndrome gripal, o corredor deverá ser impedido de competir, como acontece em qualquer desporto. "As equipas do pelotão estão cientes disso", referiu o clínico ao CM. As equipas redobraram a atenção no que à higiene dos ciclistas se refere e estão alerta para todo e qualquer sintoma que um corredor possa ter.

ÁS DO PEDAL: MALDITA ABELHA (A Opinião de Marco Chagas, ex-ciclista)

No primeiro ano que fiz a Volta, em 1979, aconteceu-me uma coisa que jamais esquecerei. Numa etapa em que estava de amarelo, estava a comer frutas cristalizadas quando uma abelha me mordeu a língua, que inchou de imediato. A língua não cabia na boca. Sem saber o que fazer, recorri ao médico da prova, que me aplicou uma gaze com éter na zona afectada. O efeito foi imediato e o inchaço acabou por passar ainda antes do final da tirada.

MOTA AJUDA GOMES A "VENCER"

Joaquim Gomes, Marco Chagas, vencedores da Volta a Portugal em Bicicleta, integraram ontem um pelotão de 742 cicloturistas da 3ª edição da ‘Etapa da Volta’, uma ligação de 67 km entre Lixa e Felgueiras, no dia em que o pelotão da Volta descansou. O director da prova foi mesmo o primeiro a cortar a meta, com a ajuda de uma das motos de apoio. "Os nossos veículos tiveram um grande desgaste na Sr. d a Graça, pelo que tive de empurrar um pouco", frisou ao CM Joaquim Gomes.

A FRASE

"Temos de ganhar algum tempo antes do contra-relógio"

Vidal Fitas, Director desportivo do Palmeiras Resort

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)