page view

Penálti providencial

Um penálti convertido por João Moutinho e um autogolo de China deram a vitória a um Sporting ainda a convalescer da derrota com o Estrela da Amadora.

17 de dezembro de 2005 às 00:00

O Sporting conseguiu ontem uma vitória por 2-0 sobre a Naval na Figueira da Foz, com golos de João Moutinho e de China (autogolo). Foi a sétima derrota consecutiva da Naval e o Sporting venceu logicamente sem jogar bem e sem dominar o jogo.

O jogo foi fraco, com pouca bola na área e demasiado a meio-campo. A Naval não arriscou nada, o Sporting arriscou pouco. A Naval só tinha no meio-campo jogadores de características defensivas e Leo Guerra e Lito viveram em condomínios fechados longo tempo; o Sporting juntava Liedson e Deivid (que não ligaram um lance) e Rogério e Sá Pinto no banco, já que Miguel Garcia e João Alves foram titulares. Nani tinha um ou outro número e de um seu cruzamento nasceu a primeira oportunidade do Sporting – o remate de João Alves errou o alvo. O Sporting não teve mais oportunidades até aparecer um penálti providencial e desnecessário, cometido pelo guarda-redes Taborda sobre João Moutinho, que este converteu no seu primeiro golo na Liga. Foi ao 37.º minuto de um jogo em que não havia superioridade de ninguém. A Naval também tinha tido uma oportunidade num remate de Lito que Ricardo defendeu bem.

A segunda parte não foi muito diferente. Entrou Sá Pinto e o Sporting melhorou um bocadinho, entrou Douala e a equipa teve mais movimento. A Naval também colocava finalmente avançados (Leo Guerra lesionara-se na primeira parte) mas só Fajardo esteve perto do empate num bom lance pela direita que Ricardo parou com boa defesa. O Sporting conseguiria o 2-0, por China na própria baliza, num lance confuso que começou num cruzamento da esquerda e que terminou também com o pé de Liedson na cabeça de China, sem que o árbitro marcasse a respectiva falta.

POSITIVO: DEFESAS E GUARDA-REDES

Não houve muitas coisas bem feitas num jogo decidido num penálti e num autogolo (com falta do avançado, ainda por cima). As defesas superiorizaram aos ataques (muito por culpas destes) e num jogo quase sem oportunidades houve três belas defesas dos guarda-redes, paradoxalmente: duas de Ricardo e uma de Taborda.

NEGATIVO: PRODUÇÃO SUBMÍNIMA

Naval e Sporting têm obrigação de produzir mais, mesmo num campeonato ‘resultadista’ como é esta Liga portuguesa. Os avançados, Liedson, Deivid, Leo Guerra, Cazarini, Lito, foram aliás muito fracos e raramente, justo é dizê-lo, tiveram bolas jogáveis. Paulo Bento não deixou Liedson marcar o penálti e João Moutinho não falhou – e foi decisivo.

Local: Estádio Municipal José Bento Pessoa, na Figueira da Foz, (2.000 espectadores)

Árbitro: Paulo Paraty (Porto)

NAVAL 1º MAIO: Taborda, Bessa (Márcio Luiz, 79m), Fernando, João Paulo, China, Solimar, Glauber, Gilmar (Cazarine, 61m), Carlitos, Lito, Léo Guerra (Fajardo, 44m). Treinador: Álvaro Magalhães.

SPORTING: Ricardo, Miguel Garcia, Tonel, Polga, Tello, Custódio, João Moutinho, Nani (Rogério, 83m), João Alves (Sá Pinto, 45m), Liedson, Deivid (Douala, 70m). Treinador: Paulo Bento.

Marcador: 0-1, João Moutinho (38m, de g.p);0-2, China (83m, na p.b).

Acção disciplinar: Nada a assinalar

Melhor jogador: João Moutinho.

BENTO: 'MERECEMOS'

O treinador do Sporting considerou justo o resultado. “Não foi um grande jogo. A Naval tentou jogar no nosso erro mas tivemos equilíbrio defensivo. Faltou mais qualidade ofensiva mas ganhámos bem”, disse Paulo Bento, negando ter deixado Rogério e Beto no banco por estes estarem de saída: “Não tomo decisões por pensar que um jogador vai sair”.

‘PISCU’ NO MAIORCA?

Pisculichi assinou por quatro anos com o... Maiorca. O Sporting também manifestou interesse mas, segundo a Imprensa espanhola, o avançado argentino preferiu os euros espanhóis.

ROGÉRIO QUER SAIR

O brasileiro Rogério assumiu ontem a sua vontade de rumar ao Fluminense: “Por causa de um problema familiar quero voltar ao Brasil. As coisas estão bem encaminhadas mas faltam ainda alguns detalhes”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8