Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Pequeno Bombardeiro está de volta

Mi... Mi... Miccoli voltou a ouvir-se na passada quarta-feira nas bancadas do Estádio da Luz, depois do golo do avançado italiano frente ao Dínamo de Bucareste, que coloca o Benfica em vantagem para o segundo jogo na Roménia na próxima semana. Curiosamente, o ‘pequeno bombardeiro’ regressou aos golos na Europa, 17 meses depois de se ter estreado a marcar com a camisola das águias, também nos derradeiros da partida da Champions frente aos franceses do Lille.
16 de Fevereiro de 2007 às 00:00
Pequeno Bombardeiro está de volta
Pequeno Bombardeiro está de volta FOTO: Marco Borga, Reuters
Miccoli voltou à equipa – recuperado de uma tendinite que o manteve afastado dos relvados durante cerca de um mês – e parece ter feito definitivamente as pazes com o técnico Fernando Santos, isto depois do timoneiro encarnado ter dito publicamente que o italiano tinha muita propensão para engordar e que esse seria um dos principais factores para as inúmeras lesões que tem sofrido desde que chegou a Portugal e que o obrigou a falhar oito dos 17 jogos que os Benfica já realizou na Liga portuguesa.
Miccoli não tardou a responder, lamentando o facto de ter vindo a público uma conversa particular com o técnico. O pequeno mas genial jogador transalpino defendeu-se ao afirmar estar apenas um quilo acima do seu peso habitual e chegou mesmo a ameaçar bater com a porta. “O dinheiro pode ficar todo aqui e vou-me embora. Estou aqui para jogar”, afirmou após a última lesão.
Desde que chegou ao Benfica, na temporada passada, Fabrizio Miccoli tem passado mais tempo entregue ao fisioterapeuta Rodolfo Moura do que propriamente a 100% e à disposição do técnico Fernando Santos.
Lesões à parte, certo é que o avançado transalpino reapareceu quarta-feira na Taça UEFA, bem mais magro, e foi mais uma vez decisivo na vitória frente à formação romena. E o único ‘estrondo’ parecido com o tão falado terramoto na Luz saiu precisamente do pé direito do talentoso jogador encarnado. Com o italiano aparentemente recuperado e a chegada do brasileiro Derlei, o Benfica só tem a ganhar com uma frente de ataque muito móvel e com uma capacidade de tiro acima da média.
Até quando perguntarão os benfiquistas, que já estão mais do que desconfiados para as constantes ‘infelicidades’ de um jogador importantíssimo no esquema táctico de Fernando Santos, ainda para mais numa altura em que os golos escasseiam para os lados da Luz. Tem a palavra Miccoli, ou melhor, os seus músculos!
NÚMEROS DO ITALIANO
722 minutos jogados em 12 partidas realizadas na Europa, na temporada 2005/2006 e na corrente época.
15 golos na temporada mais produtiva do italiano no Ternassa tendo realizado 34 jogos.
8 número de lesões do avançado transalpino em 17 meses com a camisola do Benfica, a maioria delas a nível muscular.
6 número de jogos consecutivos sem problemas físicos entre a 29.ª e 34.ª jornada em 2005/2006.
5 golos marcados por Miccoli na Europa. Lille, Liverpool (2), Copenhaga e Dínamo Bucareste.
3 número de golos apontados pelo italiano na corrente temporada em 590 minutos jogados. Em 2005/2006 o ‘pequeno bombardeiro’ marcou apenas quatro golos.
PERFIL
Nome: Fabrizio Miccoli
Data de Nascimemto: 27-06-1979
Naturalidade: Nardó (Itália)
Posição: Avançado
Peso: 66 kg
Altura:1.68 m
Clubes: Casarano,Ternana, Perugia, Juventus, Fiorentina e Benfica
DAVID LUIZ QUER "AGARRAR OPORTUNIDADE"
David Luiz, jovem central contratado ao Vitória da Bahia até final da temporada, quer mostrar-se a Fernando Santos para o Benfica accionar a cláusula que permite ao clube da Luz adquirir o passe do jogador. “Tenho uma oportunidade de ouro nas minhas mãos e tenho de agarrá-la com unhas e dentes para me manter no topo! […] A cada dia, a cada treino, vou sacrificar-me ao máximo”, afirmou o brasileiro em entrevista ao Jornal ‘Benfica’ que hoje vai para as bancas.
David Luiz mostra-se maravilhado com o clube e com os colegas de equipa. “Fui muito bem recebido e talvez por ser um jovem estrangeiro todos me têm ajudado bastante”, garantiu o defesa que tem em Luisão um “espelho” a seguir.
APONTAMENTOS
TREINO TRANQUILO
O Benfica treinou ontem de manhã, poucas horas depois de ter defrontado o Dínamo de Bucareste para a Taça UEFA. Os titulares da véspera fizeram apenas exercícios de descompressão, com os restantes jogadores a realizarem uma sessão de treino normal.
SANTOS FALA HOJE
Para hoje está agendada nova sessão de trabalho, pelas 10h30, seguindo-se a conferência de imprensa do técnico dos encarnados para abordar o jogo frente ao Nacional da Madeira.
DOIS INDISPONÍVEIS
Para o jogo do próximo domingo (18h15), Fernando Santos tem apenas dois indisponíveis para a difícil deslocação a Choupana. Nuno Assis (castigado no caso de doping) e Derlei (a cumprir o último jogo de suspensão) são ausências certas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)