Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Pinilla lesionado

O chileno Mauricio Pinilla, autor dos últimos quatro golos 'facturados' pelo Sporting, lesionou-se no treino desta terça-feira à tarde e não vai integrar a comitiva 'leonina' que amanhã parte para a Holanda, onde na quinta-feira defronta o AZ Alkmaar, em jogo da segunda 'mão' das meias-finais da Taça UEFA em futebol (20h00, TVI).
3 de Maio de 2005 às 19:14
Pinilla esteve despercebido durante a temporada, mas teve uma autêntica semana de sonho. Na passada quinta-feira, 'saltou' do banco de suplentes para consumar o reviravolta no Sporting - AZ Alkmaar (2-1), com um poderoso remate de longe.
No domingo, na importante deslocação do Sporting ao terreno do Sporting de Braga, o técnico 'leonino', José Peseiro, voltou a apostar em Pinilla, proventura poupando o goleador brasileiro Liedson para o duelo com o AZ Alkmaar na Holanda. O chileno não se fez rogado e apontou os três golos (sem resposta) com que o Sporting 'despachou' o adversário.
Peseiro ficou com um dilema: usar Pinilla ou Liedson na Holanda? O azar desfez a dúvida. O chileno lesionou-se no treino deasta tarde, na Academia de Alcochete, num 'sprint' forte após disputa de bola. De acordo com o departamento clínico do Sporting, Pinilla fez um estiramento violento na face interna da coxa direita. A lesão não deixa margem para dúvidas: o chileno nem sequer vai viajar para a Holanda.
Confirmadas também hoje ficaram as ausências do brasileiro Rogério (lateral direito, lesionou-se no Sporting-AZ Alkmaar) e do nigeriano Enakarhire (defesa central, lesionou-se no Sp. Braga-Sporting). Também Carlos Martins não vai dar o seu contributo à equipa, devido a uma lesão muscular na coxa esquerda com a qual se debate há já algum tempo.
Peseiro tem quatro 'baixas' no plantel disponível para o jogo com o AZ Alkmaar na Holanda. Mas o técnico já pode contar com Polga, Rui Jorge, Rochemback, Sá Pinto e Douala. A este núcleo duro acrescenta-se a disponibilidade do goleador Liedson, cuja condição física foi poupada em Braga.
No lado do AZ Alkmaar, o técnico Co Adriaanse está confiante na passagem à final (que se disputa em Alvalade, a 18 de Maio), mas também ele tem 'baixas de peso' na equipa, que debilitam sobretudo o sector defensivo.
Além de quatro habituais titulares indisponíveis por lesão - Kromkamp, Matihijssen e Meerdink - o técnico tem ainda de resolver as ausências de Michael Buskermolen e de olaf Lindernbergh, por impedimento disciplinar. Em contrapartida já pode utilizar Opdam (que não jogou em Lisboa por estar castigado) e Elkhattabi (que não disputou a primeira 'mão' em Alvalade por não viajar de avião).
FINAL GARANTE 2,2 MILHÕES
Caso o Sporting garanta amanhã, frente ao AZ Alkmaar, em encontro da segunda ‘mão’ das meias-finais, a passagem à final da Taça UEFA encaixa automaticamente 2,2 milhões de euros (500 mil contos na moeda antiga). Os valores que não se comparam com a Liga dos Campeões, nem de perto – no último ano o FC Porto ganhou cerca de 30 milhões de euros, mas os cofres leoninos poderão ficar bem recheados. É que os 2,2 milhões é só pela presença. Caso levante a Taça – o jogo é em Alvalade – os ‘leões’ receberão perto de quatro milhões (no caso da Liga dos Campeões o vencedor ganha 6,4 milhões). A juntar ao prémio de presença ou de vitória, os ‘leões’ terão ainda de juntar as receitas de bilheteira e os direitos televisivos dos outros encontros. Apesar do Sporting ainda não ter uma estimativa de quanto já ganhou, como confidenciou uma fonte da SAD leonina ao CM, adivinha-se um ano em cheio para os ‘leões’, já que estão nas meias-finais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)