Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Polivalente Dusan Basta interessa ao Sporting

Dusan Basta, lateral direito da selecção da Sérvia de sub-21, interessa ao Sporting. Basta tem 22 anos e já fez mais de 90 jogos pelo Estrela Vermelha de Belgrado, clube ao qual está ligado desde 1997. Tem contrato até 2009, mede 1,83 metros e pesa 73 quilos. Também joga a médio direito e é um jogador muito versátil, que conseguir fazer todo o corredor.
19 de Julho de 2007 às 00:00
Polivalente Dusan Basta interessa ao Sporting
Polivalente Dusan Basta interessa ao Sporting FOTO: d.r.
Basta foi titular da selecção da Sérvia de sub-21, que chegou à final do Europeu da categoria, que se disputou o mês passado, na Holanda. E foi companheiro de equipa de Milan Purovic, ponta-de-lança que o Sporting contratou há uma semana. O passe de Basta deve rondar os dois milhões de euros, pelo que o CM apurou.
Dusan Basta interessa também a outros clubes europeus, casos de Maiorca, de Espanha, Lazio de Roma (Itália) Hertha de Berlim (Alemanha) e Fiorentina (Itália).
Para já, é um nome que está na lista de possíveis compras do Sporting, mas pelo que o CM apurou, ainda não há uma escolha definitiva que esteja feita.
Conhecido pelo Nedved da Sérvia, até pelas semelhanças fisionómicas com o conhecido internacional checo da Juventus, Dusan Basta pretende sair do Estrela Vermelha de Belgrado.
O Sporting, aliás, tem apostado no mercado de leste, nomeadamente em jogadores sérvios e montenegrinos. Já chegaram a Alvalade três jogadores destas paragens – o sérvio Stojkovic, e os montenegrinos Vukcevic e Milan Purovic.
Segundo soube o CM, a excelente relação de Carlos Freitas, administrador da SAD leonina com Zoran Stojadinovic, empresário que trouxe Vukcevic e Purovic, poderá facilitar as negociações.
Para a lateral direita, o Sporting conta apenas com um jogador – Abel. João Gonçalves , que está nos sub-19, só vai fazer a pré-época.
SPORTING PERDE RECURSO
Ontem, o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol rejeitou o recurso apresentado pelo Sporting relativo ao golo marcado com a mão por Ronny e que custou a derrota dos leões frente ao Paços de Ferreira, em Alvalade, na terceira jornada do campeonato da época passada. Um lance que o árbitro João Ferreira, de Setúbal, não viu. O Sporting já tinha recorrido para o Conselho de Disciplina da Liga, mas o processo tinha sido arquivado. O Sporting também tinha perdido o recurso da expulsão de Liedson, em Leiria.
PERFIL
Dusan Basta tem 22 anos e nasceu em Belgrado (Sérvia). É um dos jogadores em quem o futebol sérvio deposita maiores esperanças. Jogador de grande pulmão, faz todo o corredor direito - tanto pode jogar a defesa, como a médio ala. Bom tecnicamente, também é adaptável à esquerda. Tal como Caneira, que regressou ao Valência, por imposição do clube espanhol.
MAIS RESPONSABILIDADE PARA MOUTINHO
João Moutinho, novo capitão de equipa do Sporting, admitiu ontem que não se sente atemorizado com o novo cargo. “Terei mais responsabilidade, mas serei o jogador de sempre, com a mesma dedicação e trabalho”, disse.
O jovem jogador de 20 anos, que é capitão mais novo do Sporting desde Francisco Stromp, regressou ontem ao trabalho e ainda está a apalpar terreno para a nova época. “Só me apresentei hoje e tudo o que sei tem sido através da Comunicação Social. Mas penso que tudo está a decorrer bem”, afirmou o internacional português. Moutinho, Miguel Veloso, Djaló, o técnico Paulo Bento e os dirigentes Miguel Ribeiro Teles e Pedro Barbosa estiveram ontem na Câmara Municipal de Albufeira e trocaram de lembranças com o edil Desidério Silva. Os leões participaram no II Troféu Cidade de Albufeira.
ALEXANDER ZAHAVI É LEÃO
Alexander Zahavi, sobrinho-neto do empresário israelita Pini Zahavi, vai jogar no Sporting. Zahavi é um médio ala direito de 16 anos. É internacional sub-16 por Portugal. Já o comparam a Cristiano Ronaldo. Tinha contrato de profissional com o Barcelona e apesar de ter idade de juvenil, já estava a jogar pelo Barcelona B. Como não podia jogar pelos juniores, pediu para sair do clube catalão. Chegou a estar na lista de Chelsea e M. United.
MAXI LOPEZ ESTEVE QUASE
Txiki Begiristain, director desportivo do Barcelona, confirmou ontem que o ponta-de-lança argentino Maxi Lopez esteve a um pequeno passo de ser jogador dos leões esta temporada. “Pelo Maxi temos recebido algumas chamadas, mas é verdade que a melhor oferta era do Sporting, só que já é passado. Continuamos a trabalhar com o seu agente para encontrar uma saída”, disse, dando a entender que Maxi fez muitas exigências.
APONTAMENTOS
JOGO COM O LILLE
O Sporting defronta o Lille, no sábado à noite em Alvalde (21h15, RTP 1), num jogo dedicado ao Mundo Sporting e com bilhetes a oscilarem entre os cinco euros para sócios e os quinze para não sócios. Miguel Salema Garção, director de comunicação do Sporting, espera casa cheia (40 mil pessoas).
VUKCEVIC RECUPERA
O médio montenegrino Vukcevic continua a recuperar bem de uma lesão muscular. No sábado, deve estar disponível para defrontar o Lille, na primeira apresentação do Sporting aos seus adeptos.
DORSAIS LIVRES
As camisolas números 2 e 3 do Sporting ainda estão livres e serão envergadas pelos dois reforços que ainda devem chegar aos leões. O número dois está livre desde que o lateral direito Rogério abandoou os leões, ao passo que ontrês era de Moisés, defesa central que rescindiu contrato com os leões pouco depois de ter assinado contrato.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)