Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Portimão aposta forte no Dacar

A Câmara de Portimão poderá alcançar muito em breve um acordo com a empresa João Lagos Sports para que a próxima edição do Dacar, o mais famoso todo-o-terreno do mundo, tenha uma etapa com partida e chegada na cidade algarvia.
3 de Maio de 2006 às 00:00
Mais: a autarquia pretende que a saída do continente europeu para o Norte de África se faça a partir do porto local. Caso isso venha a acontecer, Espanha ficará fora da rota do rali.
De acordo com fonte da autarquia, o objectivo é que o fim da primeira etapa seja em Portimão e que a segunda tenha partida e chegada na cidade. Esta segunda etapa, incluindo as especiais, terá lugar unicamente no território algarvio.
O ano passado, Portimão recebeu a chegada da primeira etapa, com origem em Lisboa, e a saída da segunda, com destino a Málaga. Os pilotos pernoitaram uma noite na cidade, enquanto agora poderão ficar duas noites.
Em cima da mesa está ainda a hipótese de Portimão funcionar como porta de saída para o Norte de África, assumindo assim um papel de grande relevo no rali. Mas há ainda um outro propósito: promover o porto de turismo, na perspectiva de aumentar o movimento de paquetes de luxo. A autarquia defende a importância de, entretanto, se processarem as obras de dragagem no porto, de forma a permitir a entrada de navios de cruzeiro de grande dimensão. O concurso público já foi aberto.
A passagem da caravana do Dacar por Portimão representou, o ano passado, um grande sucesso em termos turísticos. Segundo as contas da autarquia, 350 mil pessoas deslocaram-se à cidade durante o período de passagem de ano.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)