Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

PORTISTAS NA MIRA DA EUROPA

A vitória do FC Porto sobre a Lazio de Roma espevitou o interesse de vários clubes europeus nos serviços de alguns jogadores do clube ‘azul-e-branco’. E se o propalado interesse em ‘craques’ como Deco ou Postiga, por exemplo, há muito é conhecido, agora a lista de jogadores capazes de convencerem alguns colossos mundiais parece ter aumentado. As perspectivas de negócio são animadoras.
12 de Abril de 2003 às 01:10
Derlei, melhor artilheiro da UEFA, é um dos portistas cobiçados
Derlei, melhor artilheiro da UEFA, é um dos portistas cobiçados FOTO: Paulo Cesar (Record)
Paulo Ferreira, Maniche, Costinha, Derlei e Ricardo Carvalho estão igualmente debaixo da mira de poderosos clubes, merecendo, também eles, rasgados elogios.
Aliás, sabe o CM que no palco das Antas, para além das noticiadas presenças do Liverpool e Celtic, também clubes como o Milan, a Juventus, o Celta de Vigo e Deportivo da Corunha estiveram representados na noite de gala portista.
Pinto da Costa e seus pares têm motivos para sorrir e aguardar com serenidade pela chegada de propostas concretas para a transferência de alguns dos seus “craques”, mesmo conhecendo-se a vontade do líder portista em manter as pedras nucleares da equipa.
Só que nas Antas, como noutras paragens, nem o sucesso serve para alterar o mau momento financeiro e os avultados prejuízos da SAD, pelo que uma transferência estará sempre dependente dos números a apresentar.
Certo é que italianos, espanhóis, ingleses e até alemães - o Bayern Munique anda louco com Paulo Ferreira - seguem cada vez com maior atenção as prestações de um FC Porto regressado aos grandes momentos.
Mourinho, o obreiro do sucesso, até por tudo quanto passou antes de ingressar no FC Porto, regozija-se com o facto das suas apostas - Paulo Ferreira, Derlei e Maniche foram escolhas pessoais do técnico - estarem com tão alta cotação no mercado internacional e até algumas opções recentes prometem dividendos.
Ricardo Carvalho, de regresso ao ‘onze’, voltou a sentir-se um central cobiçado. E os cofres precisam de uma injecção...
”SONHO ESTÁ A 90 MINUTOS”
O defesa brasileiro Éder foi um dos esteios da defesa boavisteira no empate a um golo com o Celtic, e sonha agora com a final da Taça UEFA e Sevilha. “Faltam 90 minutos para concretizarmos o nosso sonho. Temos de manter a mesma atitude para vencer no jogo do Bessa”, afirmou o defesa ao CM.
O facto de um empate a zero servir para colocar os boavisteiros na final, não convence o brasileiro, que revela a vontade da equipa. “Vamos jogar para vencer. Quem joga para o empate, muitas vezes perde. Temos de ter cuidado porque o Celtic é uma equipa perigosa e na eliminatória anterior venceram o Liverpool fora de casa”.
Certo é que na memória de Éder vão ficar os 90 minutos jogados no Celtic Park, num ambiente espectacular jamais vivido pelo jogador. “Em sete anos de carreira profissional já joguei em estádios com muita gente, mas nunca com este ambiente. Os adeptos sempre a cantar, mas com respeito e sem insultar o adversário. Foi maravilhoso”. Ontem, apesar de terem chegado ao Porto cerca das 03h00 da madrugada, os ‘axadrezados’ não tiveram descanso e treinaram logo pela manhã, às 11h00.
UEFA ‘CASTIGA’ MOURINHO DIA 15
Já é conhecida a data na qual a UEFA, organismo que tutela as competições europeias, se vai pronunciar quando a um eventual castigo a aplicar a José Mourinho, técnico portista. A Comissão Disciplinar decidir-se-á no próximo dia 15 de Abril, na sequência da expulsão do treinador nos instantes finais do FC Porto-Lazio, após um incidente com o argentino Castroman, e deverá ficar afastado do banco portista no jogo da segunda ‘mão’, em Roma, a disputar dia 24 do corrente mês.
Certo é que, nas Antas, nem sequer se admite a possibilidade do castigo ir além de um jogo, algo que impediria o técnico de estar presente na final de Sevilha, caso os portistas garantam o apuramento.
Mourinho já abordou a expulsão e aproveitou para minimizar acontecimentos que, garante, “não foram nada graves”, aguardando agora pela decisão soberana da UEFA. Para já, a tranquilidade, nas Antas, quando ao desenrolar do processo em marcha é total.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)