Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Portugal é campeão do mundo em equitação de trabalho

Seleção nacional conquistou o ouro em três das quatro provas de equipação.
9 de Junho de 2014 às 16:38
equitação, mundia, campeão, cavalos, seleção, competição
equitação, mundia, campeão, cavalos, seleção, competição FOTO: DR

A seleção Nacional de equitação de trabalho sagrou-se este fim de semana tetra campeã do Mundo, no 4.º campeonato da modalidade, em Viena, Áustria, ficando à frente Alemanha e da França.

Os cavaleiros Bruno Pica da Conceição, João Rafael Duarte, Nuno Avelar e o capitão Miguel Fonseca, que integram a seleção, conquistaram o ouro, prata e bronze em todas as etapas individuais.

Bruno Pica da Conceição e o seu cavalo Trinco conquistaram o ouro nas provas de Dressage, Maneabilidade e Velocidade. Acumulando os 87 pontos que deram ao cavaleiro o ouro individual. João Rafael conquistou o segundo lugar da geral e Nuno Avelar e Miguel Fonseca o terceiro.

Portugal apenas foi batido na Prova da Vaca (de equipas) tendo ficado em segundo lugar, atrás da Itália e da Alemanha que ficaram empatadas na primeira posição.

A Equitação de Trabalho é uma modalidade baseada na equitação tradicional de cada país, mantendo as suas diferentes tradições, nomeadamente no uso do traje e arreios.

O cavaleiro utiliza apenas uma mão na condução do cavalo, durante as quatro etapas que compõem o concurso de Equitação de Trabalho. Começa por uma prova de Dressage, onde o cavaleiro tem de executar determinados exercícios num rectângulo de 40 x 20 metros. A prova é classificada por um júri.

A segunda etapa é a Maneabilidade, uma prova de obstáculos onde se simulam situações do dia-a-dia no campo. A terceira epata, de Velocidade, é semelhante à Maneabilidade, mas em vez de se avaliar a atitude pontua-se o tempo, em sistema de contra-relógio.

A quarta e última etapa, a única disputada por equipas, é a Prova da Vaca, onde os cavaleiros têm que separar de uma manada de bezerras, um animal previamente sorteado, e colocá-lo numa zona demarcada para o efeito, deixando os restantes animais na zona inicial.

equitação mundia campeão cavalos seleção competição
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)