Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

Portugal é campeão europeu de futebol robótico

A equipa FC Portugal 3D é um projeto que se iniciou em 2000 e já venceu três campeonatos mundiais, sete europeus e mais de 25 troféus internacionais.
3 de Maio de 2013 às 21:14

A equipa portuguesa FC Portugal 3D sagrou-se campeã europeia de futebol robótico, na final disputada na Alemanha, onde participaram investigadores de todo o mundo.

A FC Portugal 3D é um projeto conjunto das universidades do Minho, Aveiro e Porto e sagrou-se campeã na Liga de Simulação 3D.  O jogo coloca frente-a-frente duas equipas, de 11 robôs humanóides, a jogar futebol através de um simulador. Os robôs são totalmente autónomos, não havendo intervenção humana durante o jogo.

O projecto, que se iniciou em 2000, já venceu três campeonatos mundiais, sete europeus e mais de 25 troféus internacionais.

Estas competições são usadas para desenvolver investigação em robótica humanóide e coordenação de equipas de robôs, como formações, trocas de posições, táticas e jogadas estudadas.

"A FC Portugal destaca-se pela excelente qualidade das suas metodologias de coordenação e do modelo tático, que pode muito facilmente ser adaptado a diferentes estilos de jogo, e tem um mecanismo flexível de especificação e execução de jogadas estudadas", explicou Luís Paulo Reis, professor do Departamento de Sistemas de Informação da UMinho, à agência Lusa.

Recém-eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica, Luís Paulo Reis acrescentou que a equipa se destaca ainda pelas características dos seus comportamentos humanóides, "desenvolvidos utilizando metodologias de aprendizagem e otimização, como a velocidade da sua movimentação no campo e o alcance e precisão do chuto na bola".

A equipa nacional prepara-se agora para o Campeonato Mundial da RoboCup, a disputar em Eindhoven (Holanda), de 26 a 30 de junho.

campeonato Minho Aveiro futebol Porto futebol robótico
Ver comentários