Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

PORTUGAL FALHA TÍTULO

A selecção portuguesa perdeu ontem com a Itália por 2-0 na final do campeonato da Europa de sub-19 (até 2001 Campeonato da Europa de sub-18) e viu fugir-lhe um troféu que já conquistou por duas vezes (1994 e 1999).
27 de Julho de 2003 às 00:00
Os italianos foram mais agressivos e quase sempre superiores à selecção nacional
Os italianos foram mais agressivos e quase sempre superiores à selecção nacional FOTO: Janek Skarzynski/AFP
Ao invés, os italianos são pela primeira vez campeões europeus na categoria e vingaram a derrota somada em 1999, quando Portugal venceu os ‘transalpinos’, por 1-0.
Os jovens portugueses não estiveram ao seu melhor nível e realizaram uma fraca exibição, perante o rigor e a maior rapidez dos italianos.
O golo apontado por Della Rocca logo aos dois minutos também não ajudou, se bem que a selecção nacional ainda esboçou uma reacção. Contudo, na hora de rematar à baliza as coisas nunca correram bem. Ainda na primeira parte, Pazzini (27’) fez o 2-0.
No segundo tempo, a selecção comandada por Carlos Dinis tentou reagir, mas sem grande êxito. Além da pouca inspiração, a pontaria dos avançados portugueses também não foi a melhor.
No final do encontro, o treinador português, estava resignado com a derrota. “A selecção italiana tem uma equipa muito forte. Tivemos uma desatenção inicial que deu origem ao golo italiano e a partir daí, tornou-se tudo muito mais difícil”, afirmou o técnico.
Com esta derrota, Portugal também fez história, na medida em que além de continuar a ser o país com maior número de finais disputadas (sete), passou a ser também o finalista mais vezes derrotado (cinco).
Ver comentários