Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Portugal garante Europeu 2006

Portugal qualificou-se ontem para o Campeonato da Europa de andebol, a realizar na Suíça em 2006, ao derrotar a República Checa, por 32-24, em partida referente à segunda mão do ‘play-off’ de apuramento, disputada no pavilhão municipal do Entroncamento.
20 de Junho de 2005 às 00:00
Carlos Resende (à esquerda) festejou apuramento para o Europeu e anunciou uma pausa na Selecção para se dedicar aos estudos
Carlos Resende (à esquerda) festejou apuramento para o Europeu e anunciou uma pausa na Selecção para se dedicar aos estudos
A equipa da quinas estava obrigada a vencer com uma margem superior a dois tentos, depois da derrota na primeira-mão (27-28) em Brno, e com um jogo sólido e aguerrido chegou ao intervalo com uma confortável vantagem de 13-9.
Na segunda metade, os pupilos de Mats Olsson, bem apoiados pelo público, limitaram-se a consolidar a vantagem com uma ponta final demolidora, ao conseguirem oito tentos em apenas três minutos.
Dos jogadores portugueses, destaque para Ricardo Costa que evidenciou uma eficácia de cem por cento na marcação de livres de sete metros – o que lhe valeu o estatuto de melhor marcador da equipa –, sendo seguido por Ricardo Andorinho, com cinco, e Carlos Galambas, Álvaro Rodrigues e Pedro Gama, todos com quatro.
Com este triunfo, a selecção nacional vingou a derrota com a República Checa que a afastou no ano transacto do campeonato do Mundo, que se disputou na Tunísia.
Portugal faz, desta forma, parte das 16 equipas que vão participar no sorteio da fase final deste sétimo Europeu – a decorrer nas cidades suíças de Basileia, St. Gallen, Berna, Sursee e Zurique, entre 26 de Janeiro e 5 de Fevereiro de 2006 – no próximo sábado (dia 25 ) no SwissLifeArena, em Lucerna, pelas 17h30.
BREVES
RESENDE ‘VIRA’ FIGO
Carlos Resende, o melhor andebolista português de todos os tempos, anunciou ontem que pretende fazer uma “pausa” na selecção nacional, de forma a poder completar o seu curso de Gestão do Desporto. “Passei 12 anos na selecção e a minha vida sempre foi planeada em função do andebol. Nesto momento farei o contrário, ou seja, pôr a minha vida académica à frente e dedicar-me aos estudos”, disse o jogador que admite, tal como Figo, regressar à equipa das quinas.
EQUIPAS APURADAS
Além de Portugal, estão apuradas as seguintes equipas: Alemanha (campeã europeia), Eslovénia, Dinamarca, Croácia, Rússia (2º ao 5º do Euro’2004), Suíça (organizador), Polónia, Islândia, Noruega, França, Ucrânia, Espanha, Hungria e Eslováquia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)