Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Portugal quase apurado para o Europeu de 2012

Portugal ganhou à Islândia, esta sexta-feira, por 5-3 e está a um ponto de se apurar directamente para a fase final do Campeonato da Europa do próximo ano, que vai decorrer na Polónia e na Ucrânia. Nani foi a grande figura do jogo, ao marcar dois golos nos primeiros 45´, fase na qual Portugal construiu uma vantagem desnivelada - Postiga marcou o 3-0 que se registava no final da primeira parte.
7 de Outubro de 2011 às 22:56
Nani marcou dois golos nos primeiros 45 minutos
Nani marcou dois golos nos primeiros 45 minutos FOTO: José Coelho/Lusa

Mas foi a Islândia que começou melhor, surpreendendo Portugal. Aos 6´, Jonasson cabeceou para uma enorme defesa de Rui Patrício. Mas aos 12´e sem nada ainda para o justificar, Portugal chegou à vantagem, por Nani, num espectacular cabeceamento, após cruzamento de Eliseu. A origem da jogada foi um pontapé de canto curto. 

Aos 20´, Nani bisou, beneficiando de um erro tremendo de um defesa islandês, que viu o seu atraso para o guarda-redes ser interceptado pelo extremo português. Nani bisou, tal como frente a outra selecção nórdica - a Dinamarca, também no Dragão e marcou o seu quarto golo na fase de apuramento para o Europeu.

Portugal serenou com os dois golos e aos 26´, Ronaldo teve um grande momento individual, culminado com bom remate para melhor defesa do guarda-redes islandês [Magnússon].

A Islândia respondeu sempre com intencionalidade e aos 31´, Bjarnason, isolado na meia esquerda, rematou ao lado da baliza de Patrício. Portugal mostrou ser melhor equipa, mas houve algumas falhas de sincronização a defender e desatenções que levaram perigo para a baliza de Patrício.

A selecção nacional tem vivido muito da inspiração de Nani, que nos dois primeiros remates feitos à baliza do adversário marcou dois golos. Ronaldo rematou por mais três ocasiões, mas não teve o mesmo sucesso de Nani. Aos 44, Postiga respondeu bem a um centro de Bruno Alves e fez o 3-0.

Este triunfo ao intervalo é fundamental para Portugal encarar o jogo na Dinamarca com a certeza de que lhe basta empatar na Dinamarca [terça-feira] para se apurar para o Europeu. A Dinamarca ganhou no Chipre por 4-1. 

A previsível vitória de Portugal garante no mínimo o segundo lugar da selecção lusa no grupo e uma ida aos play-of, mas até pode dar o melhor segundo lugar e entrada directa no Euro. Em caso de empate na Dinamarca, Portugal apura-se

A segunda parte abriu com um remate de Cristiano Ronaldo à trave [46´]. Mais eficaz foi a Islândia, que reduziu, por Jonasson, de cabeça, numa desatenção da defesa portuguesa (Rolando e Meireles] deixaram-se antecipar pelos adversários. Foi o primeiro golo marcado fora pela Islândia no apuramento para o Campeonato da Europa e estavam decorridos 47´do jogo no Estádio do Dragão. O mesmo Jonasson marcou, num espectacular toque de calcanhar dentro da área aos 67´e lançou o espectro de uma eventual recuperação dos islandeses, que reduziram então para o 3-2.

Não passou do susto, pois Portugal levou a sério o aviso da Islândia e aspareceu então um herói improvável - o lateral esquerdo Eliseu, que serviu Moutino para o 4-2 aos 80´, após muito boa arrancada e fez o quinto golo de Portugal, num soberbo remate de meia distância com o pé direito, aos 86´. Eliseu acabou por ser a par de Nani a grande figura do jogo, ao fazer duas assistências para golo e ao marcar um. A Islândia teve as últimas oportunidades do jogo, num livre bem defendido por Patrício, já em tempo de descontos marcado por Sigurson, que à segunda conseguiu mesmo fazer o 5-3, a castigar uma falta dentro da área de Rolando e consequente grande penalidade.

Acabou por ser um resultado melhor do que a exibição da parte de Portugal, que ainda assim assegurou o essencial - mais três pontos. 

selecção nacional portugal nani euro2012 ronaldo postiga
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)