Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

Portugal sobe para 3.º do ranking da FIFA

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madaíl, manifestou-se esta quarta-feira satisfeito com a subida da Selecção Nacional ao terceiro lugar do ranking da FIFA, mas considera que a equipa nacional não deve acomodar-se ou iludir-se.
28 de Abril de 2010 às 12:18
Gilberto Madaíl, líder da FPF
Gilberto Madaíl, líder da FPF FOTO: Manuel de Almeida/Lusa

"Este ranking, como todos os rankings, vale o que vale e não ganha jogos. Não ficámos deprimidos quando estivemos abaixo do 10.º lugar e também não ficamos eufóricos ao chegar ao pódio", afirmou Madaíl, em declarações ao sítio da FPF.  

O líder federativo considerou que a subida da Selecção, que alcançou a sua melhor classificação de sempre, mostra que "apesar de todos os problemas  e de todas as dificuldades, o futebol português tem feito um percurso de sucesso".  

Gilberto Madaíl afirmou que "muitas vezes, é difícil tomar decisões e fazê-las compreender, sobretudo numa área como o futebol onde toda a gente  pensa que é especialista", acrescentando que "se Portugal tivesse tão bons resultados noutras áreas como no futebol, o País estaria bem melhor a todos  os níveis".  

Portugal ascendeu ao terceiro lugar do ranking da FIFA, liderado pelo Brasil, que destronou a Espanha, campeã europeia em título. O melhor registo era o quarto lugar, em Março de 2001, Janeiro e Fevereiro de 2002 e Março de 2010, ultrapassou agora a Holanda, passando a contar 1249 pontos, contra 1221 da formação "laranja".  

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)