Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Portugal tira Brasil da liderança do ranking

Quatro anos e sete meses depois a selecção do Brasil perdeu a liderança do ranking da FIFA muito por culpa da derrota da passada semana frente a Portugal (2-0), em Londres. A Itália, campeã do Mundo em título, ocupa agora o primeiro lugar de uma tabela onde a selecção das quinas mantém a oitava posição.
15 de Fevereiro de 2007 às 00:00
O golo de Simão abriu o caminho para a vitória portuguesa que agora afastou o Brasil da liderança
O golo de Simão abriu o caminho para a vitória portuguesa que agora afastou o Brasil da liderança FOTO: Geoff Caddick / Epa
De acordo com o ranking divulgado ontem pelo órgão que gere o futebol mundial, a squadra azzurra subiu da segunda para a primeira posição, com 1.562 pontos, mais 22 do que o Brasil, na segunda posição.
A selecção italiana, campeã mundial, disputou o último jogo em Novembro, enquanto o Brasil jogou a 6 de Fevereiro, em Londres, um encontro particular com Portugal, onde os golos de Simão e Ricardo Carvalho ditaram a derrota do escrete, a primeira dos brasileiros sob orientação de Dunga, que causou polémica no jogo frente à selecção nacional por ter utilizado uma camisa ‘sui generis’.
A última vez que a Itália liderou a lista mensal foi em 1993, apenas três meses após a criação do ranking da federação internacional. O ranking, que é usado para definição de cabeças de série nos principais torneios de selecções é baseado nos resultados dos países nos quatros anos anteriores, com um maior peso para os jogos mais recentes.
Para a elaboração da tabela é levada em linha de conta a força do adversário e a natureza da competição, sendo que os jogos das competições e eliminatórias são mais importantes do que as partidas particulares.
Os restantes oito lugares do top 10 permanecem inalterados: Argentina (3.º), seguida da França, Alemanha, Inglaterra, Holanda e Portugal (8.º).
ESPANHA NO TOP TEN
A Espanha, entretanto, regressou ao top ten pela primeira vez desde Outubro passado, na sequência da sua vitória recente por 1-0 num encontro de preparação frente à Inglaterra.
No fundo da tabela destaque para a presença de duas selecções de língua oficial portuguesa. Timor-Leste e São Tomé e Príncipe ocupam o 199.º lugar da tabela, sem qualquer ponto.
RANKING FIFA
- 1.º, Itália, 1.562 pontos
- 2.º, Brasil, 1.540
- 3.º, Argentina, 1.535
- 4.º, França, 1.496
- 5.º, Alemanha, 1.359
- 6.º, Inglaterra, 1.330
- 7.º, Holanda, 1.312
- 8.º, Portugal, 1.262
- 9.º, República Checa, 1.193
- 10.º, Espanha, 1.161
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)