Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Portugal: 'Vice-campeão' quer mais

Ricardinho, Joel e Cardinal são as principais armas de Jorge Braz para bater a favorita Espanha na Croácia.
28 de Janeiro de 2012 às 00:00
Ricardinho é uma das armas de Jorge Braz na luta pelo título europeu
Ricardinho é uma das armas de Jorge Braz na luta pelo título europeu

Objectivo definido, mas com cautelas. Portugal quer ser campeão europeu de futsal na Croácia, depois de no Euro'2010 ter sido batido no jogo decisivo pela poderosa Espanha.

Jorge Braz, seleccionador nacional, está ciente das dificuldades que vai enfrentar na prova que decorre a partir da próxima terça-feira e se prolonga até 11 de Fevereiro. Ainda assim, os atributos para conquistar o ceptro europeu são mais do que muitos, a começar pelos homens golo. Ricardinho, Joel Queirós e Cardinal são três jogadores que assustam qualquer guarda-redes. O novo reforço do Benfica e o melhor jogador do Mundo do ano passado está motivado para repetir o feito de 2007 (prova realizada em Portugal), em que foi considerado o melhor do Europeu. Contudo, Ricardinho quer mais. "Quero ser campeão europeu", disse o jogador.

Mas não só de virtuosismo e de golos se faz uma selecção candidata ao título europeu.

O guarda-redes João Benedito, o fixo Gonçalo Alves e o ala Arnaldo Pereira formam um trio de luxo e de experiência, cada um deles com mais de 130 internacionalizações.

Nos últimos dias de preparação da Selecção de futsal, Paulo Bento, seleccionador de futebol, marcou presença num dos treinos e mostrou todo o seu apoio. "Estou optimista e confiante, embora consciente das dificuldades que se encontram num evento desta dimensão. Podemos alcançar uma boa classificação", disse.

Na fase de grupos a equipa das quinas tem pela frente a complicada selecção do Azerbaijão e a imprevisível Sérvia. No que toca aos favoritos, além da Espanha (venceu as últimas três edições), Portugal, Itália e Rep. Checa têm uma palavra a dizer.

Portugal parte para Zagreb, Croácia, amanhã pelas 09h05.

 


CALENDÁRIO GRUPO D

Colocado no Grupo D juntamente com a Sérvia e o Azerbaijão, Portugal tem na formação azeri um osso duro de roer. A equipa é formada por vários jogadores brasileiros, onde pontifica o defesa Serjão. Já a Sérvia surge como um outsider do grupo, embora no último Europeu tenha chegado aos quartos-de-final.

"FAVORITOS MAS ALERTA"

Jorge Braz, 39 anos, é seleccionador nacional de futsal desde Julho de 2010 (era adjunto do seu antecessor, Orlando Duarte). O técnico já assumiu o favoritismo de Portugal no Grupo D, mas alerta para as dificuldades que irão surgir: "A Sérvia está sempre pronta a surpreender. O Azerbaijão é uma equipa que possui bastante qualidade, bem organizada e com jogadores tecnicamente evoluídos."

1 de Fevereiro (quarta-feira)

PORTUGAL - Azerbaijão

Zagreb 20h00 RTP 2

3 de Fevereiro (sexta-feira)

Azerbaijão - Sérvia

Zagreb 19h30 EUROSPORT

5 de Fevereiro (domingo)

Sérvia - PORTUGAL

Zagreb 13h00 RTP 2

Futsal Cardinal Ricardinho Europeu de Futsal
Ver comentários