Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

Português João Sousa mantém top-10 do ténis Mundial

O português João Sousa mantém-se no grupo dos 100 melhores do circuito profissional de ténis, que volta a ser liderado pelo sérvio Novak Djokovic, que destronou o veterano suíço Roger Federer.
5 de Novembro de 2012 às 10:35
joão sousa, português, ranking, djokovic, federer, wimbledon
joão sousa, português, ranking, djokovic, federer, wimbledon

No topo da hierarquia, e tal como já era esperado com a actualização das contas, Djokovic recuperou a liderança, perdida em Julho quando Federer conquistou mais um Grand Slam em Wimbledon, e já sabe que terminará o ano no comando da classificação mundial.

Já João Sousa, conseguiu segurar o estatuto de 'top-100', embora tenha caído cinco lugares, surgindo na classificação na posição 97.

Na semana que passou, João Sousa, o único português entre os 100 melhores do Mundo, foi eliminado na segunda ronda do 'challenger' de Montevideo, uma semana depois de ter caído à primeira em Porto Alegre (Brasil), num torneio da mesma categoria.

Na entrada da semana dedicada à final do Masters, que junta, em Londres, os oito melhores do circuito, o espanhol David Ferrer também merece o papel de protagonista da semana entre a elite, ameaçando o quarto lugar do compatriota Rafael Nadal.

Um dia depois de ter conquistado o primeiro torneio Masters da sua carreira, em Paris, Ferrer reduziu a margem para 765 pontos, quando na semana passada estava a 1.295 pontos de Nadal.

Na classificação feminina, a dinamarquesa Caroline Wozniacki, antiga líder do 'ranking', reentrou no grupo das 10 melhores, depois de ter chegado à final do torneio de Sofia, onde foi derrotada pela russa Nadia Petrova, que subiu da 13.ª para a 12.ª posição.

De resto, a lista das dez melhores, que continua a ser comandada pela bielorrussa Victoria Azarenka, não sofreu mais alterações.

Entre as portuguesas, Michelle Larcher de Brito, que na semana passada chegou aos quartos-de-final do torneio ITF de New Branfelds (Texas), caiu seis posições, surgindo agora no lugar 116.

Apesar de ter passado apenas uma ronda no torneio britânico de Barnstaple, Maria João Koehler escalou um degrau na classificação mundial, aparecendo na posição 126.

joão sousa português ranking djokovic federer wimbledon
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)