Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

PORTUGUESES QUEREM DERLEI NA SELECÇÃO

Em abstracto, a maioria dos portugueses, auscultados numa sondagem CM, aceita a naturalização de jogadores estrangeiros como forma de chegar à selecção nacional. Um dado para o qual contribui, certamente, a boa imagem que Deco desfruta na turma das quinas. Mas quando confrontados com um nome específico, neste caso o do brasileiro Derlei, avançado do FC Porto, os portugueses são ainda mais permissivos. 67 em 100 (ou seja, cerca de dois terços) avançam claramente com o ‘sim’ como resposta à questão.
18 de Setembro de 2004 às 00:00
A ideia, recorde-se, andava no ar quase desde o momento em que Deco optou pela nacionalidade portuguesa. Mas ganhou corpo quando Gilberto Madaíl, há poucas semanas, revelou o teor de uma conversa mantida com o atleta e não levantou objecções à assimilação do jogador.
Curiosamente, são os adeptos do Sporting os que mais entusiasticamente abrem as portas da selecção a Derlei. Mais até do que os do FC Porto. Destes, um em cada quatro chumba a presença do avançado na equipa de Scolari.
Quanto à presença de estrangeiros naturalizados, sem olhar a nome em específico, os sportinguistas voltam a mostrar maior abertura do que benfiquistas e portistas. Contudo, são os inquiridos sem clube (ou que não quiseram revelar opção clubística) os que mais facilmente dizem ‘sim’ à presença de ‘não portugueses’ na selecção. Refira-se, contudo, a elevada oposição de benfiquistas nesta questão; quatro em cada dez são declaradamente contra.
Ficha técnica da sondagem: Objecto: Derlei UNIVERSO Eleitores residentes em Portugal em lares com telefone fixo. AMOSTRA Aleatória estratificada por região, sexo, idade, actividade, instrução e voto legislativo, polietápica e representativa do universo, com 600 entrevistas telefónicas (346 a mulheres) COMPOSIÇÃO Proporcional pela variável estratificação RESPOSTAS Taxa de resposta de 86,6 por cento. Desvio padrão máximo de 0,02. REALIZAÇÃO 6 a 8 de Setembro, para o Correio da Manhã pela Aximage, com a direcção técnica de Jorge Sá e Luís Reto.
FC PORTO CAMPEÃO COM BENFICA POR PERTO
Os portugueses ‘dão’ o tricampeonato ao FC Porto no arranque para mais uma época desportiva de futebol. Este é o resultado de uma sondagem CM realizada nos primeiros dias de Setembro, quando os plantéis das diversas equipas estavam encerrados.
37 em cada 100 respostas foram dadas em tom azul: é o FC Porto que ganha. Contudo, apenas cinco pontos percentuais atrás surge o Benfica. Para 32,6 por cento dos inquiridos, praticamente um em cada três acredita que o clube da Luz vai este ano acabar com um jejum que já leva dez anos.
Na estratificação por adeptos, os portistas são os que mais acreditam nas potencialidades da sua equipa. 76 em cada 100, contra 57 do Benfica e 49 do Sporting. Sintomático é o facto de um quarto dos adeptos ‘leoninos’ e quase outro tanto de apoiantes da águia acreditarem que o título vai novamente para o FC Porto.
Quanto à ‘guerra’ da Segunda Circular, são mais os sportinguistas a acreditar no êxito do Benfica do que o inverso. Números para conferir lá para o meio do próximo ano.
Ficha técnica da sondagem: Objecto: Campeonato de futebol UNIVERSO Eleitores residentes em Portugal em lares com telefone fixo. AMOSTRA Aleatória estratificada por região, sexo, idade, actividade, instrução e voto legislativo, polietápica e representativa do universo, com 600 entrevistas telefónicas (346 a mulheres) COMPOSIÇÃO Proporcional pela variável estratificação RESPOSTAS Taxa de resposta de 86,6 por cento. Desvio padrão máximo de 0,02. REALIZAÇÃO 6 a 8 de Setembro, para o Correio da Manhã pela Aximage, com a direcção técnica de Jorge Sá e Luís Reto.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)