Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Postiga na lista de dispensas

Ponta-de-lança longe de corresponder às expectativas; Ganha 60 mil euros e ainda não marcou esta época; Sporting tentará envolvê-lo como moeda de troca.
16 de Janeiro de 2010 às 00:00
Hélder Postiga
Hélder Postiga FOTO: Estela Silva/Lusa

Hélder Postiga é dispensável para o Sporting, a partir de Julho. Segundo apurou o Correio Sport, o ponta-de-lança não tem apresentado um rendimento que corresponda às expectativas da SAD. Com contrato até 2011, ganha cerca de 60 mil euros/mês e os dirigentes leoninos querem libertar-se de um encargo que não tem tido retorno para apostar em alternativas mais baratas, mais jovens e com garantias de eficácia. Carlão, ponta-de-lança da U. Leiria, é um dos jogadores que reune tal perfil.

De resto, o Sporting já tinha tentado englobar Postiga como moeda de troca na transferência de Rodriguez, central peruano do Sp. Braga que em Julho voltará aos planos dos leões, tal como Diego Ângelo, que termina contrato com a Naval.

 

O empresárioJorge Mendes poderá dar uma ajuda ao Sporting na colocação do nº 23, que tem mercado na Grécia e também na Bélgica: o Standard de Liége poderá aparecer como hipótese para o futuro do avançado, dado que é apreciado pelo director desportivo do clube, Luciano D’Onofrio.

O FC Porto ainda detém metade do passe de Postiga (27 anos) – o Sporting pagou 2.5 milhões de euros aos dragões, em 2008 – pelo que o próximo defeso será a última grande oportunidade de o clube de Alvalade fazer um encaixe com um jogador que tem falhado esta época  – nem um golo em competições oficiais. Sem qualquer hipótese de voltar aos azuis e brancos (não o querem de volta),  o jogador entra numa espécie de encruzilhada na carreira e só uma segunda parte de época em grande nível faria alterar a situação em Alvalade.

 

Sem colocarem em causa o empenho do internacional português, os dirigentes e a equipa técnica  dos leões têm noção de que Postiga está longe de dar o rendimento desejado à equipa. Além disso, a relação com os adeptos também está e entrar em desgaste, à medida que passam os jogos sem aparecerem os golos.

 

O regresso de Liedson, praticamente recuperado de lesão no joelho esquerdo, vai reduzir ainda mais o espaço de manobra de Postiga. Tem perdido terreno para Saleiro (três golos esta temporada) e terá de competir com Pongolle - avançado ex-Atl. Madrid, que custou 6,5 milhões de euros.

E há ainda Djaló, que recuperou de lesão e está a começar a ser lançado na equipa. Postiga, aliás, tem dos ordenados mais elevados do Sporting. Ganha, por exemplo, mais do dobro de Djaló e Saleiro.

A PIOR ÉPOCA DE SEMPRE

Zero golos. É este o registo de Postiga esta época - o pior de sempre na sua carreira - apesar das oportunidades que lhe foram dadas por Paulo Bento e Carlos Carvalhal. O Sporting pagou 2,5 milhões ao FC Porto (metade do passe) pelo internacional luso.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)