Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Prémios COP: João Pina distinguido

O judoca João Pina, bicampeão da Europa, vai ser distinguido com a Medalha Olímpica pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), na cerimónia comemorativa do 102.º aniversário da instituição, a 17 de Novembro.
4 de Novembro de 2011 às 18:55
João Pina, que revalidou o título europeu em Istambul, receberá o prémio destinado ao melhor atleta do ano
João Pina, que revalidou o título europeu em Istambul, receberá o prémio destinado ao melhor atleta do ano FOTO: EPA

João Pina, que revalidou o título europeu em Istambul, receberá o prémio destinado ao melhor atleta do ano, galardão reservado a premiar os atletas de modalidades olímpicas com resultados de excelência e que exibam um exemplar espírito desportivo.  

Nos restantes prémios, contemplados após submissão pelas diversas federações nacionais, o COP vai distinguir Francisca Laia (Federação Portuguesa de Canoagem) com o Prémio Juventude, atribuindo ainda menções honrosas a Gonçalo Bonnet (Federação de Patinagem de Portugal) e Marta Santos (Federação Portuguesa de Judo).  

A Medalha de Mérito, atribuída a atletas, técnicos ou dirigentes com serviços relevantes no desporto nacional e no olimpismo, será entregue a Mário Palma (Federação Portuguesa de Basquetebol), enquanto Nuno Mendes e Pedro Fraga (Federação Portuguesa de Remo) receberão menções honrosas. 

Alípio Oliveira foi contemplado com a Ordem Olímpica, destinada a premiar carreiras desportivas de elevado nível e reconhecimento público.  

O COP distinguirá ainda com o Troféu Olímpico, atribuído de quatro em quatro anos, a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, e com o galardão Carreira Desportiva António Aleixo.  

O prémio COI "Desporto e Responsabilidade Social" será entregue à Associação Nacional de Municípios Portugueses.  

judo joão pina cop prémios judoca medalha de mérito
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)