Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Presidente do povo leonino

José Eduardo Bettencourt ganhou as eleições do Sporting e pela amostra das primeiras horas prepara-se para ser o presidente do povo. Tal como já tinha dito ao CM, não tem medo de gritar, saltar e de conviver com os adeptos, o que fez questão de transmitir quando proferiu o primeiro discurso, após ganhar as eleições.
7 de Junho de 2009 às 00:30
José Eduardo Bettencourt marcou, desde o primeiro momento, uma ideia de aproximação às bases do clube
José Eduardo Bettencourt marcou, desde o primeiro momento, uma ideia de aproximação às bases do clube FOTO: João Trindade/Record

Falou do tempo em que via jogos na bancada nova do antigo Estádio José Alvalade, há 30 anos, e cativou os sócios que encheram o auditório do estádio. Pelo meio, levantou o cachecol leonino e entoou cânticos das claques, arrastando naquela onda de entusiasmo os seus apoiantes.

Depois, disse o que os sócios mais queriam ouvir. "Quero voltar a ganhar o título. Ser campeão é um sonho que já vivi e que não vejo a hora de repetir", referiu o presidente, que chamou depois Miguel Ribeiro Teles, vice para o futebol, à mesa de honra, para prometer uma equipa competitiva. "Do que o Sporting precisa nesta altura é de títulos", reforçou o delfim de Bettencourt.

O novo presidente não deixou de enviar uma farpa ao candidato derrotado, Paulo Pereira Cristóvão. "Esta votação foi uma expressão claríssima dos sócios que querem estabilidade, paz, e não querem embarcar em aventuras", referiu.

Pelo meio, aplaudiu muito os adeptos, gritou bem alto Sporting e inflamou o sentimento clubístico na sala, prometendo uma obra sempre a pensar nos sportinguistas. "Este edifício não pode ser construído em cima da areia, mas de rocha, para termos os sócios cada vez mais do nosso lado".

O novo presidente vai assinar contrato de duas épocas com Paulo Bento, provavelmente na próxima semana, e vai liderar o projecto de reestruturação financeira do clube, com a passagem da Academia para a SAD. Terá um estilo completamente diferente do seu antecessor, Soares Franco. Valorizou os núcleos – prometeu que nas próximas eleições os sócios já não terão de ir a Alvalade votar – e reforçou a importância do ecletismo no clube.

REACÇÕES

"VAI TER RIGOR DE GESTÃO E EMPATIA COM SÓCIOS": Rui Oliveira e Costa, Director Eurosondagem

José Eduardo Bettencourt vai manter o rigor de gestão conjugada com uma maior empatia em relação aos sócios. Ele é bastante genuíno, mas não perderá a racionalidade."

"NOVO PRESIDENTE É UM LEÃO DE RAÇA": Sousa Cintra, Empresário

O novo presidente é um sportinguista de raça, uma pessoa que chega muito bem aos sócios e que consegue falar a linguagem deles, com uma emoção muito própria."

"BETTENCOURT É UM HOMEM DAS BASES": José Eduardo, Empresário

Bettencourt é um homem das bases, que vai conseguir conciliar emoção e razão. Será capaz de congregar vontades e sensibilidades e espero que se recupere militância.

FUTEBOL É PRIORIDADE

José Eduardo Bettencourt começa amanhã a inteirar-se do dossiê futebol, sabe o CM. O novo presidente do clube e da SAD vai reunir-se com Paulo Bento e definir as prioridades para o plantel da nova época. O Sporting vai contratar um lateral-esquerdo, um ‘número dez’ e provavelmente dois pontas--de-lança. O CM sabe que será difícil Derlei renovar – tem propostas do estrangeiro. Romagnoli já não deve regressar a Alvalade e há ainda jogadores para colocar, como Ronny, Tiuí, Stojkovic e Purovic.

TONEL OPERADO AO JOELHO

Tonel foi operado ao joelho esquerdo devido a uma lesão que contraiu no estágio da selecção nacional no Restelo, há duas semanas. O defesa central foi submetido a uma artroscopia, mas estará apto para o início dos trabalhos da nova época – os leões regressam ao trabalho no dia 26 de Junho, pois têm uma pré-eliminatória da Liga dos Campeões – a primeira-mão será a 28 ou 29 de Julho. O sorteio vai ocorrer no dia 17 de Julho, em Nyon, na Suíça.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)