Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Pressão de Mendes intimida plantel (COM VÍDEO)

A influência que o empresário Jorge Mendes exerce junto de José Eduardo Bettencourt está a preocupar alguns jogadores do Sporting, ao ponto de certos já o considerarem o "director desportivo oficioso".
24 de Janeiro de 2010 às 00:30
José Bettencourt não toma decisões (reforços e vendas) sem consultar o agente Jorge Mendes (esq.)
José Bettencourt não toma decisões (reforços e vendas) sem consultar o agente Jorge Mendes (esq.) FOTO: Fotomontagem CM

Segundo soube o CM, o presidente leonino não dá um passo em relação ao reforço do plantel sem consultar o agente FIFA e o mesmo se passa em relação a vendas ou empréstimo de atletas. Sá Pinto, de acordo com as fontes contactadas, 'fazia o jogo' de Mendes e era ele o primeiro a tentar conhecer o estado de espírito de alguns jogadores que deixaram de contar para Carlos Carvalhal. 'A primeira pergunta que fazia aos jogadores era se se sentiam bem. Se respondessem que não, a segunda era logo se não gostariam de ser emprestados ou mesmo vendidos', contou fonte próxima de um jogador verde-e--branco. O técnico, aliás, não tem sido tido nem achado no tocante a contratações e há jogadores a pensar que também faz o ‘jogo’ do representante de Cristiano Ronaldo.

Outra fonte lembrou o caso João Pereira: 'Quando negociou com o Sporting, fê-lo sem intermediários. Assim que chegou a acordo, passou a ser representado por Jorge Mendes. Teve logo a noção exacta de quem mandava em Alvalade.'

Além de João Pereira, o agente FIFA representa Carriço, Abel, Miguel Veloso e Hélder Postiga. Através do amigo e também empresário Pini Zahavi, ‘controla’ ainda Pereirinha, Adrien, Diogo Rosado, Ricardo Batista e João Moutinho.

O CM tentou ontem falar com Mendes, Carvalhal e Bettencourt, mas não atenderam os respectivos telemóveis.

'APRENDI COM SÁ PINTO': Carlos Carvalhal Treinador do Sporting

Carvalhal – Tive sempre o apoio de Sá Pinto, com partilha de conhecimento mútua. Aprendi muito com ele e acredito que ele comigo. Agradeço-lhe por tudo e desejo-lhe as maiores felicidades. Não faço mais comentários sobre o incidente.

– Que reflexos pode ter o incidente entre Sá Pinto e Liedson no grupo de trabalho?

– Não faço mais comentários.

– O que espera do jogo com o Trofense [hoje, 20h15, Sport TV2]?

– Apesar de nos servir o empate, ao Sporting exige-se sempre ganhar. O Trofense é candidato à subida e cria as mesmas dificuldades do que se fosse uma equipa da Liga a jogar pela manutenção.

– Ainda espera mais reforços?

– Vinte jogadores é pouco, mas é uma situação que está nas mãos do presidente, num dossiê entregue em Dezembro. Algumas situações já foram concretizadas e outras não.

– Para que lugares?

O presidente conhece as necessidades da equipa.

LIEDSON FOI CONVOCADO

Liedson foi convocado para o jogo frente ao Trofense, como o CM já noticiou. O ponta-de-lança brasileiro deverá mesmo ser titular na frente de ataque. Ontem mostrou ainda alguns sinais de estar abatido pelo incidente com Sá Pinto na noite de quarta-feira, mas, pelo que o CM apurou, os técnicos já lhe fizeram ver que lhe dão todo o apoio para ultrapassar o momento que está a viver.

APONTAMENTOS

CANEIRA E VUK DE FORA

Vukcevic queixou-se de dores no joelho esquerdo no treino e não foi convocado. Caneira ficou de fora, mas por opção técnica.

QUARESMA POR VELOSO

A imprensa italiana noticiou ontem que o agente Jorge Mendes propôs ao Inter a troca de Quaresma por Miguel Veloso.

Ver comentários