Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Problemas com centrais condicionam preparação

Problemas diversos no eixo da defesa da Selecção Nacional poderão obrigar Luiz Felipe Scolari a chamar mais um jogador para o sector. Após a baixa de Pepe, logo no arranque da dupla jornada da fase de apuramento para o Euro’2008, ontem foi a vez de Fernando Meira ficar retido no hotel devido a um torcicolo contraído no treino de quarta-feira. Em princípio, tudo aponta para que o defesa do Estugarda regresse hoje ao trabalho, mas em caso de recaída abre-se uma frente de preocupações para a equipa técnica. É que Jorge Andrade está ‘tapado’ com cartões amarelos e em caso de nova admoestação frente à Polónia fica automaticamente afastado do jogo com a Sérvia, na próxima quarta-feira.
7 de Setembro de 2007 às 00:00
Jorge Andrade pode falhar o segundo jogo – com a Sérvia – se vir um cartão amarelo frente à Polónia
Jorge Andrade pode falhar o segundo jogo – com a Sérvia – se vir um cartão amarelo frente à Polónia FOTO: Paulo Calado/Record
No arranque da campanha, Scolari explicou que não iria chamar nenhum jogador para ocupar a baixa de Pepe, preferindo ‘promover’, em caso de necessidade, jogadores da selecção de sub-21. Nesta perspectiva, Manuel da Costa e Miguel Veloso perfilam-se como alternativas, pois ambos já trabalharam às ordens de Scolari, no espaço da selecção principal. Um ‘antecedente’ importante na hora de decidir.
CONFIANÇA
Deco e Petit foram ontem porta-vozes da confiança que reina entre os jogadores a poucas horas do jogo com a Polónia. O médio do Barcelona garantiu sentir-se agora com muito mais força do que no jogo anterior, na Arménia. “Vou estar melhor e a Selecção também”, assegurou. Deco explicou depois que a Selecção Nacional “costuma responder bem em jogos decisivos e acaba sempre por vencer”. Mas adverte para o facto de a Polónia “jogar de forma muito defensiva, à espreita do contra-ataque”. Sobre a convocatória de Pepe, num processo semelhante ao seu, Deco relevou o facto de o agora defesa-central do Real Madrid ter renegado a hipótese de jogar pelo Brasil, “optando claramente por Portugal. É um sinal de que a nossa selecção atrai muitos jogadores”.
Petit reforçou o optimismo do companheiro de sector: “Portugal, se jogar ao seu nível, tem todas as condições para ganhar o jogo deste sábado, com a Polónia, e o seguinte, com a Sérvia.” O médio do Benfica garantiu ainda que os jogadores portugueses estão habituados a lidar com a pressão de ganhar.
UM SONHO PARA DOIS JUNIORES
Jorge Abreu e Rui Figueiredo, dois juniores do Sporting a viver na Academia de Alcochete, tiveram ontem uma tarde de sonho. Ambos integraram o treino da Selecção para colmatar a ausência de Fernando Meira e, parcialmente, de Hugo Almeida, que trabalhou de forma condicionada.
A situação não é nova. No passado já outros jovens da formação leonina foram chamados. A ‘sorte-grande’ saiu desta vez a um central e um lateral que tanto joga à esquerda como à direita. Jorge Abreu, o defesa-central, explicou que foi um sonho estar ali a treinar com os craques: “Eles foram fantásticos. Puseram-me à vontade e disseram-me para jogar como faço na minha equipa. Claro que estava nervoso de início mas depois passou.”
Rui Figueiredo falou da experiência de apanhar Ronaldo pela frente: “Foi muito complicado. Mas acho que cumpri. Adorei a experiência. Quando soube que vinha aqui nem queria acreditar.”
APONTAMENTOS
PARABÉNS, SELECÇÕES
Petit endereçou ontem os parabéns da Selecção Nacional de futebol à sua congénere de basquetebol, que se apurou para a fase seguinte do Europeu, e desejou felicidades à selecção de râguebi, que neste domingo começa a jogar o Mundial de França. Outra selecção nacional, a de hóquei em campo, convive hoje com os homens do futebol no Estádio Nacional.
SCOLARI TESTA ONZE
O treino de ontem constou essencialmente de uma peladinha onde Scolari ensaiou um onze que conheceu diversas mudanças. Notas mais relevantes: Maniche parece ganhar na corrida com Tiago no meio-campo e Nuno Gomes pode recuperar a titularidade. Hoje há novo treino, às 18 horas, no Jamor.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)