Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

Prometo que vamos viver grandes vitórias

Prometo que vamos trabalhar muito, vamos empenhar-nos muito e que vamos seguramente viver grandes vitórias.” Foi desta forma que Jesualdo Ferreira, ontem apresentado como novo técnico do FC Porto, se dirigiu aos sócios do clube. Foram palavras cuidadosamente estudadas, que deixaram de fora a promessa de títulos, tal como fez José Mourinho quando chegou ao Dragão.
22 de Agosto de 2006 às 00:00
Jesualdo Ferreira mostrou-se mais cauteloso, até porque sabe o que o espera no campeão nacional: “O nosso trabalho vai ser avaliado diariamente, porque este é um clube que quer sempre ganhar. Nesse aspecto, as nossas linhas orientadoras, a minha e a do clube, são comuns”.
Chegado ao Dragão para substituir Co Adriaanse, quando faltam apenas quatro dias para o FC Porto se estrear no campeonato, Jesualdo não quis esclarecer se vai ou não acabar com o sistema de três defesas que o técnico holandês usava. “Tenho de falar primeiro com os meus colaboradores, de forma a fazer análises mais seguras. Ainda há situações que não domino bem”, reconheceu o novo timoneiro dos ‘dragões’.
“Honra” foi a palavra escolhida pelo técnico para identificar o que sente sobre a chegada ao FC Porto, numa conferência sem direito a perguntas.
Pinto da Costa também falou aos jornalista para elogiar o novo técnico: “É uma satisfação enorme porque tenho por ele uma grande admiração de há muitos anos, que é pública, tenho uma estima pessoal também de grande data, o que também é conhecido, por isso quase que diria que é juntar o útil ao agradável. Ter um amigo a quem se reconhece capacidade e conhecimentos para poder exercer este lugar, é um facto de enorme alegria para mim”.
CAPITÃO PEDRO EMANUEL RENOVA POR MAIS UM ANO
Além de apresentar Jesualdo Ferreira, o FC Porto também anunciou ontem que chegou a acordo com Pedro Emanuel para a renovação de contrato. O novo vínculo do capitão portista estende-se agora até final da época 2007/08, com mais uma de opção.
A notícia da renovação aparece numa altura delicada da carreira do defesa-central, que se fez um rotura total do tendão de Aquiles durante a pré-época e enfrenta, dessa forma, uma longa paragem após a intervenção cirúrgica a que foi sujeito.
“Para além de estar a renovar numa altura negativa da minha carreira, trata-se do reconhecimento por parte de um grande clube. Por isso só posso agradecer e garantir que serei sempre o mesmo”, afirmou Pedro Emanuel, elogiado pelo presidente Pinto da Costa: “Este é o reconhecimento pela sua voz de comando e pelo que tem feito dentro do campo. Apesar de não ter vindo ainda novo para o FC Porto, soube compreender e encarnar a mística do ‘dragão’. É um exemplo para os mais novos”. Pedro Emanuel, 31 anos, está no FC Porto desde a temporada de 2002/03.
APONTAMENTOS
EQUIPA A VER
A assistir à apresentação de Jesualdo Ferreira estava a nova equipa técnica que será composta por Rui Barros, João Pinto, Carlos Azenha (adjuntos), Wil Coort (técnico de guarda--redes) e Rui Silva (observador).
1º TREINO
Após a cerimónia, Jesualdo Ferreira orientou o primeiro treino no centro de estágios de Gaia. O técnico manteve várias conversas com os jogadores e viu Bruno Moraes regressar ao trabalho de campo após lesão.
'CAHMPIONS'
Pinto da Costa foi claro ao identificar as metas para a nova época: “Em relação à temporada passada, o que esperamos é fazer tanto no campo interno (vitórias na Liga e na Taça) e muito mais a nível internacional”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)