Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

PSP: “Não vale a pena haver sentimentos de vingança”

A Polícia de Segurança Pública (PSP) classificou esta segunda-feira o dérbi lisboeta Sporting-Benfica, da 26.ª jornada da Liga, como de "risco elevado" ao mesmo tempo que exortou os adeptos encarnados a evitarem "sentimentos de vingança".
9 de Abril de 2012 às 13:09
PSP apela à contenção dos adeptos e garante que tomou as medidas de segurança necessárias
PSP apela à contenção dos adeptos e garante que tomou as medidas de segurança necessárias FOTO: João Miguel Rodrigues

"Trata-se de um jogo de emoções habituais nos 'derbies' e, tendo em conta o historial do jogo de Novembro [clássico Benfica-Sporting, 1-0], a PSP tomou as medidas necessárias e suficientes para evitar o espírito de vingança dos adeptos do Benfica, depois do incêndio de algumas proporções e danos avultados ocorrido no último jogo entre as equipas", frisou o subintendente Costa Ramos em conferência de imprensa.

Em relação às ameaças que surgiram na internet na semana que antecedeu o clássico alegadamente imputadas à claque do Benfica No Name Boys, Costa Ramos sublinhou que "não passam de palavras", adiantando mesmo que a veracidade do documento "está posta em causa", tendo em conta que a própria claque "já veio afirmar que não tinha nada a ver" com as ameaças em causa.

"Aproveito para exortar os adeptos do Benfica que não vale a pena haver sentimentos de vingança. É um jogo de futebol, há que aclamar a equipa de forma correcta, nada mais que isso", sublinhou o responsável, adiantando que a PSP está, no entanto, "preparada para qualquer eventualidade".


Costa Ramos apelou ainda a que os adeptos do Benfica se concentrem à hora que a PSP marcou, 17h00, para integrarem a caixa de segurança, serem revistados, e aquando da abertura de portas do estádio, às 18h15, possam já estar junto ao recinto.

Sem adiantar o número de oficiais que irá estar destacado para o encontro, Costa Ramos disse que "não andará longe do que é habitual", frisando que não houve reforço de medidas, mas sim "algumas preocupações no que diz respeito ao historial das equipas".

Após o dérbi lisboeta a 11 de Novembro passado, algumas cadeiras no sector do topo norte do Estádio da Luz, destinado aos adeptos do Sporting, foram incendiadas, tendo sido necessária a intervenção dos bombeiros.

Sporting e Benfica partem para o jogo de hoje empatados no número de triunfos em jogos realizados no reduto leonino para a principal competição do futebol.

dérbi jogo alvalade benfica sporting psp claques adeptos segurança
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)