Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

PSP preocupada com desordeiros

Sete adeptos do Benfica e um do Sporting estão impedidos pela Justiça de entrar em recintos desportivos; PSP reconhece não ter controlo eficaz.
21 de Abril de 2013 às 01:00
psp, desordeiros, segurança, dérbi, benfica, sporting, adeptos
psp, desordeiros, segurança, dérbi, benfica, sporting, adeptos FOTO: Miguel Barreira



Todas as brigadas da PSP que hoje vão estar antes do dérbi a controlar as 32 portas de acesso ao Estádio da Luz estão informadas sobre a identidade dos oito adeptos (sete do Benfica e um do Sporting) que ainda estão impedidos pela lei de entrarem em recintos desportivos.

Apesar de ter destacado um grande contingente de agentes para o jogo, a polícia reconhece não ter os meios suficientes para garantir que aqueles oito adeptos não tenham acesso às bancadas. Por isso, a atenção hoje vai ser redobrada por parte do dos elementos policiais destacados para o jogo. Estarão, tal como o Correio da Manhã já noticiou ontem, cerca de 600 agentes a garantir a segurança em torno do dérbi. Os oito adeptos com antecedentes perigosos estão sob o ‘radar' da polícia, mas não está afastada a possibilidade de conseguirem ter acesso às bancadas no dérbi. Ao contrário do que acontece na lei inglesa, em que as forças policiais retêm os adeptos referenciados nas suas instalações enquanto decorrem os jogos, em Portugal isso não acontece. Em território nacional, este género de adeptos está obrigado a deslocar-se às instalações policiais antes do jogo para identificação, mas depois pode sair livremente, com a possibilidade mesmo de assistir a jogos de futebol.

A polícia vai estar especialmente atenta a estes adeptos com antecedentes perigosos, designadamente na segunda barreira de acesso às banca- das, uma vez que no primeiro controlo de acesso será mais difícil para os ‘stewards' procederem a detenções dos prevaricadores que, ao abrigo da lei portuguesa, estão impedidos de entrar em recintos desportivos, nomeadamente por terem praticado crimes como posse e arremesso de engenhos pirotécnicos ou participação em rixa.

psp desordeiros segurança dérbi benfica sporting adeptos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)