Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Pubalgia assola ninho da águia

Ao longo dos últimos anos, os casos de pubalgia têm sido uma verdadeira dor de cabeça para o departamento médico do Benfica. E o último episódio que envolveu Manuel Fernandes assumiu proporções mais graves, uma vez que o Benfica corre mesmo o risco de deixar de embolsar os 7,5 milhões de euros que o Portsmouth ofereceu por metade do passe do jogador – a outra metade já havia sido alienada, também por 7,5 milhões, a um fundo de investimento.
27 de Julho de 2006 às 00:00
Nélson e Manuel Fernandes: lesões limitaram os dois jogadores
Nélson e Manuel Fernandes: lesões limitaram os dois jogadores
Entre os outros casos (Tiago, Petit, Everson...), o de Simão foi o mais grave: mesmo limitado, o extremo disputou toda a segunda volta do campeonato 2004/05, no qual o Benfica acabaria por se sagrar campeão. Também Roger passou um mau bocado devido a um caso complicado de pubalgia e teve de se submeter a uma operação que prolongou a sua paragem por mais de três meses.
Nélson, outra das revelações do Benfica na última época, acabou por terminar o campeonato em baixo rendimento. No caso do lateral-direito, os sintomas eram parecidos, mas não sofria de uma pubalgia, antes de uma hérnia inguinal. Certo é que os problemas arrastaram-se e só após o último Euro sub-21 é que o atleta foi operado.
A forma como a sua lesão foi tratada levou Manuel Fernandes a tomar uma posição extremada. O médio recusou--se a ser tratado na Luz e mostrou vontade de ser acompanhado por António Gaspar, antigo fisioterapeuta do Benfica, que mantém um diferendo em Tribunal com o clube da águia. A solução encontrada passou pela ida do atleta para Inglaterra, onde irá efectuar a sua recuperação sob as ordens dos médicos do Portsmouth.
A pubalgia é uma lesão comum nos futebolistas. Em algumas situações, os jogadores conseguem manter-se em actividade com o auxílio de analgésicos, mas a grande maioria é obrigada a parar. Há movimentos, tais como mudanças de direcção repentinas, ou até mesmo o próprio gesto de rematar, que provocam dores fortes.
O tratamento nestes casos menos graves passa pela utilização de anti-inflamatórios e muito descanso, complementado com trabalho específico de ginásio. Em casos mais graves, recorre-se à cirurgia, embora a opção obrigue a uma paragem mais longa. A operação para corrigir o tecido danificado, tem uma taxa de eficácia de 97 por cento. Para que não surjam complicações é necessário cumprir todos os prazos de recuperação.
O QUE É A PUBALGIA
A pubalgia caracteriza-se por uma dor, persistente e incapacitante, na região púbica; ou seja, na zona anterior da bacia denominada sínfise pública (zona de união dos dois ossos que constituem a bacia). É uma lesão frequente nos futebolistas mas afecta os desportistas cuja actividade implique movimentos repetidos de corrida, com mudanças bruscas de direcção e apoio num só pé (como no remate).
RUI COSTA AINDA EM DÚVIDA
Benfica e Sporting defrontam-se hoje no Torneio do Guadiana (21h15, SIC), prestigiada prova de pré-temporada, que se realiza em Vila Real de Santo António, no Algarve. Curiosidade para ver Rui Costa actuar naquele que será o seu primeiro dérbi depois de regressar ao futebol português. O ‘maestro’ ainda está em dúvida, mas até à hora do encontro é provável que o número dez esteja apto para alinhar contra os ‘leões’.
Rui Costa foi utilizado em todos os jogos-treino realizados até ao momento e tem sido o dono do meio-campo ‘encarnado’. O pontapé de saída está previsto para as 21h15, num estádio com lotação esgotada.
BREVES DO TORNEIO DO GUADIANA
PRÉMIO
O Benfica não vai estar presente na cerimónia de entrega dos prémios. Os ‘encarnados’ não esperam pelo desfecho do encontro de sábado entre Corunha e Sporting, regressando na sexta-feira a Lisboa.
CHEGADA
A equipa do Benfica foi a primeira a chegar ontem a Vila Real de Santo António. Os ‘encarnados’ partiram por volta das 15h00 de Lisboa e chegaram ao Algarve perto das 17h30, seguindo para um hotel.
FARNERUD
Farnerud integra os convocados para o Torneio do Guadiana, que hoje se inicia. O sueco a contas com uma mialgia na face anterior da coxa direita viajou com a equipa, que esta noite defronta o Benfica.
PAREDES
O médio paraguaio Carlos Paredes, que se juntou ao plantel do Sporting na última semana, também está no grupo que ontem rumou ao Algarve. O jogador tem apenas dois treinos sob as ordens de Paulo Bento.
CONVOCADOS
Paulo Bento chamou 21 atletas. Convocados: Tiago e Rui Patrício; Miguel Garcia, Polga, Miguel Veloso, Abel, Ronny, Tonel, Custódio, Farnerud, Tello, Nani, J. Moutinho, Paredes, João Alves, Romagnoli, C. Martins, Deivid, Djaló, Douala e Liedson.
SIMÃO PODE SER APRESENTADO SÁBADO
A transferência de Simão Sabrosa para o Valência está presa por detalhes e a Imprensa espanhola já avançava ontem que o clube ‘che’ espera apresentar o jogador no próximo sábado.
Amedeo Carboni, director desportivo do Valência, regressou ontem a Espanha, deixando, à partida, uma declaração elucidativa, colocando a bola do lado do Benfica. “Perguntem ao Benfica e não a mim. Sou só um hóspede. O Benfica que diga. Eu estou fora de casa”, afirmou. O empresário Jorge Mendes, que está a intermediar a transferência, viajou com Carboni, o que deixa entender que as negociações prosseguem.
O Benfica exigia 20 milhões de euros por Simão e recusou a inclusão de jogadores no negócio. Mas os espanhóis não terão ido tão longe. O jornal Las Provincias, de Valência, garantia ontem que o clube ‘che’ não foi além dos 15 milhões. Outras versões apontavam para cedências de parte a parte com a transferência a selar-se por valores entre os 16 e os 18 milhões. O técnico do Valência, Quique Flores, voltou ontem a elogiar o extremo. “É o jogador que queremos. É rápido e marca golos.”
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)