Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

QUEIROZ JÁ É TREINADOR DO REAL MADRID

Carlos Queiroz já é treinador do Real Madrid, podendo ser apresentado oficialmente ainda nesta tarde de quarta-feira. Segundo a imprensa espanhola e internacional, as partes chegaram a acordo, após conversações realizadas esta manhã em Madrid, para um contrato válido por duas épocas.
25 de Junho de 2003 às 14:18
Carlos Queiroz
Carlos Queiroz FOTO: CM
Segundo a agência noticiosa Reuters, Queiroz chegou a acordo para ser treinador principal do Real Madrid por duas épocas e será apresentado no Santiago Bernabéu pelas 18h30 locais (17h30 em Lisboa). O jornal desportivo espanhol "Marca" confirma no seu 'site' que o português já é treinador do Real, indicando (à hora desta notícia) que falata apenas o reconhecimento notarial das assinaturas já colocadas no contrato. O técnico viajou esta manhã para Madrid, para negociar os pormenores do contrato com o director desportivo do Real, Jorge Valdano, após a transferência ter sido desbloqueada pelo Manchester United, onde Queiroz era adjunto de Alex Ferguson, mas um adjunto com grande margem de actuação como treinador de campo.
Queiroz estava a ser preparado para suceder a Ferguson no Manchester, pelo que o treinador dos “red devils” começou por mostrar alguma resistência à saída do português. Mas, segundo o diário espanhol “El Mundo”, o contrato de Queiroz com o Manchester autorizava-o a sair caso surgisse uma oferta de um clube grande. Ela aí está e já com a benção de Ferguson.
Recorde-se que Queiroz fala cinco idiomas, foi duas vezes campeão do mundo enquanto seleccionador de sub-21 (1989 e 91), foi seleccionador de Portugal e da África do Sul e foi treinador principal do Sporting e em clubes no Japão, América do Norte e América do Sul. É um técnico com vasta experiência internacional e formação específica em futebol.
CARREIRA
Momentos da carreira de um treinador apontado com responsável pela preparação de uma geração de ouro do futebol português composta por jogadores como Luís Figo, Rui Costa ou João Viera Pinto:
1980 - Primeiro emprego como treinador, no Olivais
1982 - Treinador da equipa de juvenis do Belenenses
1983 - Treinador assistente do Estoril, então na segunda divisão
1984 - Seleccionador adjunto das selecções nacionais de esperanças
1987 - Seleccionador das equipas nacionais de esperanças
1989 - Campeão do Mundo de Sub-21 em Riade (Arábia Saudita)
1991 - Apresenta Figo e Rui Costa no palco internacional, com a selecção de Sub-21 a sagrar-se, de novo, campeã do Mundo, agora em Lisboa
1991 - Seleccionador de Portugal
1994 - Renuncia depois de Portugal falhar a qualificação para o Mundial nos EUA. Assume o cargo de treinador do Sporting, onde consegue um terceiro e um segundo lugar em dois anos
1996 - Treinador do MetroStars de Nova Iorque. Treinador do Grampus Oito do Japão
1997 - Consultor da Federação de Futebol dos EUA
1998-99 - Seleccionador da Arábia Saudita
2000 - Seleccionador da África do Sul
2002 - Demite-se do cargo sul-africano e assina com o Manchester United por três épocas como treinador-adjunto
2003 - Treinador principal do Real Madrid
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)