Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Quero trabalhar muito para estar no Mundial

Ricardo Quaresma foi chamado por Luiz Felipe Scolari para o jogo particular de amanhã (19h45) com a Arábia Saudita, em Dusseldorf. Ontem, na concentração da selecção nacional, o extremo portista, que tem vindo a trabalhar com os sub-21, não escondeu que espera poder regressar à Alemanha, desta feita no lote dos 23 que vão representar Portugal no Mundial.
28 de Fevereiro de 2006 às 00:00
“Nunca escondi que gostava muito de estar na Selecção AA e no Mundial. Ainda falta algum tempo para isso e só tenho de esperar pela convocatória. Para já a minha preocupação é trabalhar para continuar a ter estas oportunidades. Vou fazer o meu melhor e confiar na decisão dos responsáveis da Selecção”, começou por dizer o avançado ‘azul-e-branco’.
O internacional português, embora passe mais tempo nos sub-21, onde tem a responsabilidade de capitanear a equipa, garante que se sente bem integrado nos AA. “Sempre me senti muito bem quer na selecção principal quer nos sub-21. Sempre fui muito bem tratado e não há razões para me sentir mal ou me sentir como um estranho”, explicou Quaresma relembrando que cabe a Scolari decidir quem deve convocar ou não para a equipa sénior.
Scolari justificou a convocatória para o jogo com os sauditas pelo facto do extremo estar a jogar “razoavelmente bem” no FC Porto. Confrontado com esta análise, Quaresma garantiu que não lhe compete fazer tais avaliações.
“Não sei se estou melhor ou pior. Penso que o FC Porto tem-me ajudado e eu tenho procurado ajudar o clube a atingir os seus objectivos. Sinto-me bem e creio que não devo fazer estas avaliações”, disse.
O técnico brasileiro já afirmou que tem idealizado 90 por cento dos nomes que vão constar da convocatória para o Mundial’2006 e fez questão de relembrar que todos os jogos que a Selecção disputa, servem para definir as últimas vagas. Quaresma garante que não vai acusar a pressão e que espera apenas ter uma oportunidade para mostrar o seu futebol.
“Não sei se este jogo vai ser decisivo para mim, mas penso que não. Se tiver oportunidade de jogar vou fazer o meu melhor e tentarei ajudar a Selecção a conquistar a vitória”, afirmou o internacional português, garantindo que embora o jogo com os sauditas seja um particular, todos vão empenhar-se para vencer.
PORTUGUESES QUEREM VER 'HARRY POTTER' NA ALEMANHA
A chamada de alguns habituais jogadores sub-21 para o Mundial da Alemanha, ao serviço da selecção AA, tem sido amplamente debatida. Ricardo Quaresma, o ‘Harry Potter’ constitui a principal incógnita. As suas boas exibições no campeonato, pelo FC Porto, não têm passado despercebidas ao seleccionador Scolari, daí que seja provável que o brasileiro ‘roube’ o extremo aos sub-21. E esta possibilidade é bem vista pelos portugueses.
Curioso é o facto de os adeptos afectos ao Benfica desejarem mais esta opção do que os portistas (74 contra 73,6 por cento), ainda que de forma ligeira. Média feita, 68,7 por cento quer Quaresma na Selecção e apenas 4,7 responderam de forma negativa.
Menos prováveis do que Ricardo Quaresma no Alemanha’2006 encontram-se João Moutinho (Sporting) e Manuel Fernandes (Benfica). O jovem sportinguista é desejado na selecção principal por 59,3 por cento dos portugueses, tendo grande apoio dos adeptos ‘leoninos’ (70,3). Já Manuel Fernandes merece a confiança de 53,2 por cento dos inquiridos, mas 14,8 não gostavam de o ver no Mundial da Alemanha.
FICHA TÉCNICA DA SONDAGEM
OBJECTIVO: Futebol
UNIVERSO: Eleitores residentes em Portugal em lares com telefone fixo.
AMOSTRA: Aleatória estratificada por região e habitat, sexo, idade, escolaridade e voto legislativo, polietápica e representativa do universo, com 602 entrevistas telefónicas efectivas (330 a mulheres).
COMPOSIÇÃO: A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida com reequilibragem amostral. RESPOSTAS: Taxa de resposta de 87,1%. Desvio padrão máximo de 0,02.
REALIZAÇÃO: 16 a 18 de Fevereiro, para o Correio da Manhã pela Aximage, com direcção técnica de Jorge Sá.
APONTAMENTOS
VIANA REPESCADO
Scolari orientou ontem à tarde, um treino para 16 dos 18 atletas convocados para o encontro particular com a Arábia Saudita, que se realiza amanhã, em Dusseldorf. Fora deste apronto estiveram Deco e Luís Figo, que permaneceram no hotel para fazer trabalho específico. Nota para Hugo Viana que foi repescado nos sub-21 para colmatar a saída de Tiago (lesionado) dos convocados.
MOUTINHO DISPENSADO
O sportinguista João Moutinho foi dispensado dos convocados da selecção sub-21 devido a uma lesão na virilha. O jogador ‘leonino’ vai falhar o encontro particular que os esperanças disputam hoje, no Estádio Municipal de Águeda (18h15). Para colmatar as saídas de Viana e Moutinho, Agostinho Oliveira chamou os médios Bruno Amaro (Penafiel) e Ruben Amorim (Belenenses).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)