Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Real Madrid cria três escolas em Portugal

O Real Madrid criou as primeiras escolas de futebol em Portugal, em Vila Real de Santo António, Funchal e Vila Nova de Gaia - esta última tem como responsável o antigo jogador João Vieira Pinto. E prevê-se a abertura de mais três escolas em Setúbal, Sintra e Manique.
30 de Janeiro de 2012 às 15:19
Real Madrid quer formar mais 'Ronaldos'
Real Madrid quer formar mais 'Ronaldos'

Representantes da Fundação Realmadrid e dos municípios de Vila Real de Santo António, Vila Nova de Gaia e Funchal formalizaram esta segunda-feira em Madrid a criação das três primeiras escolas do Real Madrid em Portugal.

As escolas inserem-se no Projeto Portugal da Fundação Realmadrid que visa promover o desenvolvimento de escolas sociodesportivas e o programa "Eles jogam, nós educamos".

Vila Real de Santo António acolhe desde Outubro a primeira das três escolas e o projecto, financiado com o apoio da autarquia local, oferece atividades de futebol e basquetebol a 135 crianças entre os seis e os 13 anos.

Desde Novembro do ano passado está a funcionar a escola do Funchal, que, com o apoio do Banco Popular Portugal e a colaboração das Missões Salesianas, conta com 100 crianças.

Esta escola, de futebol e natação, inclui um importante programa social, com reforço escolar, atividades culturais e artísticas e apoio psicológico.

Em Vila Nova de Gaia, a escola, apoiada pela empresa municipal Gaianima, entra em pleno funcionamento em Março, acolhendo 200 crianças entre os seis e os 11 anos.

Intervindo na cerimónia de assinatura dos protocolos de criação das escolas, no Estádio Santiago Bernabéu, Emilio Butragueño, diretor de relações institucionais do Real Madrid, destacou a importância do projecto em Portugal, "país onde nasceram alguns dos maiores desportistas da história".

Para Luís Gomes, presidente da Câmara de Vila Real de Santo Antonio, é uma "honra" que a localidade portuguesa faça parte do projecto, que demonstra a dimensão do clube madrileno e que ajuda a "levar esperança a muitas crianças" da região.

"Através da Fundação é possível trabalhar por um mundo melhor, com mais esperança, onde através do desporto podemos construir uma rede de solidariedade e de amizade com todos os jovens que sem este projeto ficariam mais marginalizados da sociedade", disse.

Já João Vieira Pinto, responsável do projeto da escola de Vila Nova de Gaia, disse à Lusa que o projeto permite, "com uma marca tão forte como é a Fundação Realmadrid ajudar as crianças mais necessitadas".

"Permite apoiar muitas crianças desfavorecidas, ajudando a aliviar essas dificuldades. Teremos, além do desporto, acompanhamento escolar, apoio desportivo e uma componente social importante e isso é muito importante para estas comunidades", frisou. O antigo futebolista garantiu que este é um projeto no qual tem "muito orgulho em participar".

A Fundação Realmadrid está presente em 60 países com 193 escolas, apoiando cerca de 33 mil crianças com idades entre os seis e os 15 anos.

real madrid escolas portugal vila real de santo antónio vila nova de gaia funchal ronaldo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)