Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Real tem plano infalível para ficar com Ronaldo

O plano parece rocambolesco, mas o Real Madrid acredita que tem a solução mágica para, já no final desta época, fazer Cristiano Ronaldo deixar o Manchester United e mudar-se para o Santiago Bernabéu. E tudo isto sem ter de pagar os astronómicos oitenta milhões de euros que os red devils pedem para deixar o atleta partir.
23 de Março de 2007 às 00:00
Nesta luta, os merengues contam com uma preciosa colaboração: nada mais nada menos do que a do próprio jogador. É que, afiançava ontem o jornal espanhol ‘Marca’, o internacional português não conta aceitar a proposta do United para prolongar o contrato.
Assim, no final desta temporada, Cristiano Ronaldo terá cumprido o segundo ano do último contrato que assinou com a formação inglesa, pelo que, no fim da outra temporada, poderá recorrer à FIFA para sair por um valor abaixo daquele estipulado pelo United.
Os espanhóis garantem ainda que o jogador vai propor ao clube que se sente à mesa para negociar já com o Real Madrid. Caso os ingleses não acedam ao seu pedido, Ronaldo está, ainda segundo a ‘Marca’, a esperar até ao próximo ano para recorrer à FIFA.
Um cenário que seria bastante prejudicial para os red devils, já que se tiver de decidir, o organismo que gere o futebol mundial fixaria a cláusula de rescisão de Ronaldo até um máximo de vinte milhões de euros. E neste cenário, o Manchester quererá certamente garantir mais do que este valor mínimo.
Em Madrid fala-se mesmo de um contrato na ordem dos sete milhões de euros por época para o internacional português. Valores que fariam de Ronaldo o jogador mais bem pago do plantel merengue.
Adivinha-se assim um Verão quente para os lados de Old Trafford, já que o Real Madrid não é o único clube apostado em contratar o jovem extremo português. É que o Barcelona também está atento à evolução deste processo e já mostrou vontade em juntar Ronaldo a Ronaldinho Gaúcho.
Recorde-se que na edição de ontem do CM, fonte do Manchester United garantia que o jogador não estaria à venda. Mas face a este desenvolvimento e, a confirmar-se a vontade de Ronaldo em deixar Inglaterra, não restará outra alternativa aos ingleses que não seja ouvir as propostas que surgirem em Junho.
ESTRATÉGIA MERENGUE
1.Alex Ferguson já se apercebeu de que Cristiano Ronaldo tem mostrado alguma relutância em prolongar o seu actual vínculo com os red devils. O jogador sente que chegou o momento de tentar uma nova aventura.
2.No final desta temporada o internacional português irá completar o segundo ano do contrato actualmente em vigor. Ao final de três anos, a FIFA permite a um jogador deixar o seu clube, por valores por ela estipulados.
3.Se os responsáveis do United se recusarem a negociar o seu passe, o atleta já mostrou disponibilidade para levar o caso à FIFA a 30 de Junho de 2008. Neste caso, caberá ao organismo que gere o futebol definir o valor do negócio.
4.Em caso de intervenção da FIFA, o Manchester nunca receberá os oitenta milhões actualmente pedidos pelo jogador. De Espanha surgem informações de que a transferência poderia fixar-se, no máximo, nos vinte milhões de euros.
5.O Real Madrid está disposto a oferecer a Ronaldo sete milhões de euros por cada época com a camisola ‘blanca’. Uma verba astronómica e que faria do português o mais bem pago do plantel. Por outro lado, nos primeiros quatro anos, apenas descontaria 24% deste valor para o Fisco.
APONTAMENTOS
NOVELA
No último Verão, após a participação no Mundial’2006, na Alemanha, a saída de Cristiano Ronaldo do United chegou a ser dada como certa. Tal como hoje, o Real Madrid surgia na frente dos clubes interessados no atleta.
BARCELONA
Além do clube madrilista, o Barcelona também está na corrida pelo internacional luso. Os catalães admitem avançar com um negócio no valor de 75 milhões de euros, mas com o passe de Deco incluído.
EM DESTAQUE
Cristiano Ronaldo tem feito uma época de grande nível ao serviço do Manchester United. O jogador é o segundo melhor marcador da Premier League, com 16 golos, menos dois do que Didier Drogba, do Chelsea.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)