Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Regata de solitários e duplas tem partida e chegada em Portimão

A Portimão Global Ocean Race é uma nova regata de circum-navegação à volta do Mundo, com partida da cidade algarvia a 12 de Outubro e chegada prevista para Junho de 2009, podendo participar solitários ou duplas em valeiros monocascos Open de 40 e 50 pés.
12 de Fevereiro de 2008 às 00:30
A prova, na extensão de cerca de 30 mil milhas, vai passar pelos mais complicados cabos dos cinco continentes, fazendo escala na Cidade do Cabo (África do Sul), Wellington (Nova Zelândia), Ilhabela (Brasil) e Charleston (Estados Unidos).
Até ao momento está confirmada a presença de 15 veleiros, número que poderá ascender aos 25. De Portimão vão sair embarcações com a bandeira da Grã-Bretanha, Estados Unidos, França, Bélgica, Holanda e Nova Zelândia, sendo aguardada a adesão de mais países.
O conceito da prova é da responsabilidade dos velejadores Josh Hall (já concluiu três circum-navegações em solitário, incluindo a mítica regata Vendée Globe) e Brian Hancock.
Entre os velejadores já confirmados figuram Joe Harris (norte-americano) e Richard Tolkien (inglês), duas figuras da modalidade.
A primeira circum-navegação à vela em solitário foi concretizada pelo britânico Joshua Slocum em 1895.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)