Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Regresso de Veiga não é segredo

Fernando Santos, treinador do Benfica, garante que a situação à volta das lesões no plantel foi empolada. O técnico disse ainda estar já a preparar a nova época e vai reunir nos próximos dias com o ex-director-geral do clube.
4 de Maio de 2007 às 00:00
– Como explica a polémica em torno da lesão de Simão e os diferentes diagnósticos?
Fernando Santos – Recebo todos os dias antes do treino a informação clínica sobre os jogadores. Não me falaram em tendinite, mas sim numa entorse no joelho esquerdo. Na sexta-feira, foi-me comunicado que o jogador tinha respondido razoavelmente bem e que poderia vir a jogar. No sábado fez novo treino, apresentou limitações e foi dado como inapto no dia do jogo. A partir daí os médicos entenderam que o caminho era a operação, para bem do jogador. Está resolvida essa questão.
– Mas estes diagnósticos contraditórios não o surpreendem?
– É uma questão do departamento clínico. Já vi coisas parecidas, jogadores que hoje estão bem e amanhã não estão. Não sei fazer diagnósticos, não sou médico. Não assumo qualquer questão do foro médico, porque não é a minha competência.
– E quanto a Nuno Gomes? Confirma que também não joga mais esta época?
– Isso têm de perguntar ao departamento clínico. Respondo a questões que têm a ver com jogadores que têm possibilidade ou não de vir a jogar no próximo jogo. Não está apto, não treinou, não vai jogar.
– Mas as sucessivas lesões no plantel não o preocupam?
– Vi hoje [ontem] que o Mourinho teve 23. Agora nas 24 que atribuem ao Benfica vi jogadores que nem me lembro quem são. O Benfica teve uma questão complexa em termos de lesão muscular: Rui Costa. Outro jogador que teve problemas da mesma ordem esteve parado por duas vezes, foi o Paulo Jorge. O Miccoli teve alguns problemas, que vêm do ano passado, mas esta época já fez mais do dobro dos minutos e dos golos da época passada. Estamos a empolar uma situação que não existe.
– Concorda que seja feita uma remodelação no departamento médico?
– Eu trabalho com a equipa de futebol. O resto não me preocupa.
– Confirma o regresso de José Veiga e a sua continuidade no Benfica?
– O regresso de Veiga não é segredo. O presidente já o confirmou. Estamos a preparar um Benfica que na próxima época possa responder a todas as provas. Para isso suceder o plantel tem de ser apetrechado.
– E conta com David Luiz para a próxima época?
– Já disse há uns tempos que é um jogador que tem uma margem de progressão interessante e que agrada ao Benfica. Depois há a parte financeira que já não me diz respeito...
– Como se motiva o plantel para os três últimos jogos da época?
– Há sempre duas formas de motivação. Uma que vem do exterior e outra, fundamental, que somos nós próprios. Somos pagos, representamos o maior clube português e, por isso, temos de estar motivados. O resto é conversa.
VIEIRA NÃO CONFIRMA JOSÉ VEIGA NA LUZ
José Veiga não está ainda confirmado como director-geral da SAD do Benfica, apesar de Fernando Santos ter dito ontem que ia começar a trabalhar com ele nos próximos dias. O presidente e o ex-homem forte do futebol almoçaram juntos, na quarta-feira, tendo abordado questões referentes ao futebol do clube.
Mas o CM apurou que nada de transcendente se terá passado, dado que Vieira já tinha previsto tomar uma decisão definitiva sobre a situação do ex-empresário apenas no início da próxima semana.
Amanhã, na inauguração da Casa do Benfica de Penalva do Castelo, Luís Filipe Vieira deverá ser confrontado com o tema e, sabe o CM, deve ser mais esclarecedor do que ontem, quando foi instado a dizer se o regresso de Veiga ao clube era uma realidade. “Não comento”, respondeu o presidente do Benfica.
PETIT JOGA HÁ SEIS MESES COM DORES
Há mais de seis meses que Petit está a jogar com pubalgia (inflamação na púbis), suportando imensas dores que, no entanto, não o impedem de ser um dos jogadores mais influentes da equipa encarnada. Mas Petit preferiu recorrer a tratamento conservador e continuar a jogar, evitando o recurso a uma intervenção cirúrgica.
Para tentar recuperar das dores na região da púbis, o jogador procurou, inicialmente, os serviços do fisioterapeuta António Gaspar, imitando colegas de equipa como Simão, Manuel Fernandes (cedido por empréstimo ao Everton), Nuno Gomes e mais recentemente Rui Costa. Mas, sabe o CM, esta atitude dos jogadores desagradou profundamente aos dirigentes da SAD do Benfica, que implementaram uma norma proibindo os mesmos de se tratarem externamente.
Segundo as fontes contactadas pelo CM, quem prevaricar terá de pagar uma multa avultada, sendo o montante decretado pela SAD, razão suficiente para que os jogadores deixassem de frequentar a clínica de António Gaspar e passassem a ser observados exclusivamente pelo departamento clínico do clube da Luz.
Porém, face aos sucessivos erros de diagnóstico (casos de Simão, Luisão, Nuno Gomes, Micolli, entre outros) que abalaram a imagem do departamento, o CM sabe que alguns jogadores irão procurar António Gaspar no final da época.
Antigo fisioterapeuta do clube, António Gaspar foi durante muitos anos e ao serviço do Benfica o profissional de confiança do grupo constituído pelos jogadores mais antigos do clube, Rui Costa, Simão, Nuno Gomes e Petit, desenvolvendo com todos eles uma forte relação de cumplicidade. Actualmente, essa ligação foi reforçada pelos reencontros constantes na selecção nacional.
Gaspar deixou o clube no âmbito do conturbado processo de recuperação de Pedro Mantorras mas, quando tudo indicava que iria retomar funções, José António Camacho vetou o seu regresso, alegando que se demitira se tal sucedesse.
VETADO POR CAMACHO
Quando Veiga assumiu a liderança do futebol do clube, Simão Sabrosa pediu-lhe, em nome do grupo, que António Gaspar fosse o fisioterapeuta. No entanto, a influência do ‘capitão’ não foi suficiente para convencer Veiga, que optou por Rodolfo Moura, com quem mantém relação de grande confiança.
Quanto a António Gaspar, a morosidade na resolução do seu pequeno diferendo com Camacho acabaria por provocar um profundo desgaste na sua relação com Luís Filipe Vieira.
Pressionado pelo tempo e quase a perder legalmente o direito a exigir uma indemnização, Gaspar acabou por entrar com uma acção no tribunal. O CM apurou que a iniciativa do fisioterapeuta magoou profundamente o líder do clube, passando a haver um distanciamento entre ambos.
TRÊS ATLETAS NO ESTALEIRO
O Benfica realizou ontem mais um treino de preparação para o encontro de amanhã com a Naval 1.º de Maio (às 21h15, com transmissão na TVI). Ausentes dos trabalhos estiveram os três jogadores entregues ao departamento médico: Simão Sabrosa, Nuno Gomes e Luisão.
O central brasileiro, que está parado desde 8 de Março, efectuou corrida no relvado e trabalho de ginásio. Simão, operado na última segunda-feira ao menisco interno do joelho esquerdo, e Nuno Gomes, com uma pubalgia, fizeram apenas tratamento.
MANÚ PODE SER TITULAR
Fernando Santos vai ser obrigado a operar várias mexidas na equipa que defronta amanhã a Naval, no Estádio da Luz. Manú e Paulo Jorge disputam um lugar no 11, tendo o ex-Estrela da Amadora uma ligeira vantagem, para desempenhar as funções que habitualmente estão a cargo de Simão. Sem poder contar com Anderson (castigado) e Nuno Gomes (lesionado), o técnico confirmou mais duas alterações: “O Derlei vai ser titular, Katsouranis vai jogar como central, isso é um dado adquirido”.
ANDERSON QUER FICAR
Anderson (castigado) vai falhar o jogo com a Naval. O central brasileiro disse ontem pretender cumprir o contrato com o Benfica (2010).
NOVO DIRECTOR
O futebol do Benfica vai ter novo director de comunicação, que reportará directamente ao presidente da SAD.
KATSOURANIS RECUPERA
O médio grego Katsouranis recuperou de uma mazela contraída no treino de quarta-feira (levou um pisão no pé direito) e treinou ontem sem limitações.
VIEIRA NAUGURA CASA
Luís Filipe Vieira inaugura amanhã, pelas 12h30, a Casa do Benfica em Penalva do Castelo, no Distrito de Viseu.
CONVOCADOS SÓ HOJE
O Benfica divulga hoje os convocados para o encontro com a Naval. Antes, às 15h30, o plantel treina à porta fechada no Estádio da Luz.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)