Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Rei Ronaldo leva Portugal ao Mundial

Seleção nacional voltou ontem a mostrar que é melhor do que a Suécia. Ganhou bem e a vantagem até podia ter sido maior, tantas as oportunidades desperdiçadas.
20 de Novembro de 2013 às 12:21
Jogadores portugueses destejaram, no fim do jogo em Solna, a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil
Jogadores portugueses destejaram, no fim do jogo em Solna, a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil FOTO: Pontuslundahl / Reuters

Cristiano Ronaldo fez ontem uma exibição épica no relvado do Friends Arena, em Solna: marcou os três golos na vitória (3-2) de Portugal diante da Suécia e levou a equipa ao Campeonato do Mundo de 2014 (Brasil).

Tal como na Luz (1-0, golo de CR7), a seleção nacional voltou a mostrar que é melhor do que a congénere sueca. Ainda passou por alguns momentos intranquilos, depois de Ibrahimovic ter colocado os escandinavos em vantagem, mas, depois, a velocidade, a arte, a imaginação e a pontaria de Ronaldo fizeram a diferença. Os suecos, aliás, até podiam ter perdido por mais, dado que Portugal desperdiçou várias oportunidades flagrantes.

Na primeira parte, a seleção lusa passou por facilidades que ninguém esperava. Isto porque os suecos jogaram devagar, devagarinho e parados. Prova disso foi um lance em que Pepe teve a bola no meio-campo (5') durante largos segundos, sem que se aproximasse qualquer adversário. Perante tanta calma, Portugal aproveitou e foi para o ataque. E, aos 14 minutos, Isaksson fez uma grande defesa, desviando para canto uma cabeçada venenosa de Bruno Alves, após livre de Moutinho na direita.

CLIQUE NA FOTO ABAIXO PARA VER A FOTOGALERIA DO JOGO

Com a equipa das quinas a mandar, os minutos foram passando, sem que Rui Patrício fosse apoquentado, graças à entreajuda no meio-campo e ao acerto da defesa, tanto por cima como por baixo. Raul Meireles e Moutinho trabalhavam bem e, sempre que podiam, lançavam os alas, sobretudo na direita, onde João Pereira sobressaía. Aos 36', o defesa-direito fez um centro bem medido, que Ronaldo desperdiçou, rematando por alto. Cinco minutos depois, foi o madeirense quem ofereceu o golo a Hugo Almeida, que, sem oposição, cabeceou, à boca da baliza, às malhas laterais.

Após o intervalo, os suecos subiram no terreno e abriram espaços para os raides de Ronaldo: logo no primeiro, 1-0, após passe de Moutinho. Depois, o jogo voltou a fechar, embora os nórdicos não deixassem de lutar, sem criar muito perigo. Até que, num canto (68'), Ibrahimovic, de cabeça, fez o 1-1 e, aos 72', 2-1, de livre direto.

Portugal tremeu um pouco, mas reagiu bem, e o 2-2 surgiu aos 77': grande assistência de Hugo Almeida para Ronaldo concluir, de pé esquerdo. Dois minutos depois, novo raide do madeirense deu o 3-2, após grande passe de Moutinho. Até final, CR7 teve mais duas grandes ocasiões, mas os remates saíram ao lado.

CLIQUE NA FOTO ABAIXO PARA VER
A FOTOGALERIA DE CRISTIANO RONALDO

Seleção nacional Portugal Suécia vitória play-off Mundial 2014 Brasil apuramento Cristiano Ronaldo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)