Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

RELVADO REPOUSA UM MÊS

O FC Porto deverá ter que adiar por mais quinze dias em relação ao previsto o primeiro jogo oficial no Estádio do Dragão, de forma a poder recuperar a relva. Esse primeiro jogo deverá ser só em meados de Dezembro, frente ao Beira-Mar e não a 30 de Novembro com o Gil Vicente.
18 de Novembro de 2003 às 00:00
“Não tem nada a ver com pitium nem com as histórias de Alvalade”, assevera Angelino Ferreira, o homem que teve sobre os ombros a responsabilidade do estádio. “O relvado não tem ainda dois meses – foi semeado a 20 de Setembro – e três meses de crescimento é o normal para estabilizar. Mas houve um quadro que prejudicou ainda mais o relvado, que foi o facto de durante toda a semana a relva ter sido pisada por milhares de pessoas para a preparação da festa, o que nem sequer permitiu a rega”, diz ainda o vice-presidente do clube. “Já sabíamos que ia afundar, que é o termo que se usa, não contávamos era que afundasse tanto. Por isso vamos fazer a recuperação e como estavam previstos 15 dias, agora a Natureza obriga a que seja cerca de um mês para consolidar e ganhar solidez”.
O jogo oficial em que se previa a inauguração era com o Gil Vicente, dia 30, mas deverá ser atrasado para dia 14, com o Beira-Mar. “Essa é uma decisão que será tomada pela SAD”, diz Angelino. De qualquer forma, já no fim do jogo de anteontem o treinador José Mourinho expressara a sua preocupação com o estado da relva e disse que era preferível continuar a jogar nas Antas até que o tapete apresentasse as condições necessárias para a equipa jogar.
A empresa que construiu o relvado foi a RED – Relvados e Equipamentos Desportivos, com sede em Matosinhos, a mesma que equipou Alvalade, mas Angelino Ferreira aponta o exemplo de Aveiro, “da responsabilidade da mesma empresa e que se comportou bem no sábado, tanto quanto sei”.
Quanto a outros pormenores do estádio que necessitam de afinação, Angelino Ferreira diz que está marcada para hoje uma reunião para analisar tudo, se bem que não fossem registadas situações muito complicadas. Houve espectadores da bancada nascente que se queixaram de não verem bem a linha lateral por causa dos painéis publicitários, houve rotura de ‘stocks’ nos bares apesar de terem sido reforçados, os lugares de Imprensa são num ponto demasiado elevado (”aquela é a localização indicada pela própria UEFA para os jornalistas...”) e houve queixas do frio. “Mas isso tanto era no estádio como na praça ou na alameda”, gracejou Angelino Ferreira.
ECOS DA INAUGURAÇÃO
IRONIA
O recente pesadelo portista quanto à relva do ‘Dragão’ faz relembrar algumas alfinetadas de Pinto da Costa, que dias antes da inauguração do estádio, numa visita ao núcleo de Viana do Castelo, ironizou com a praga no relvado do Alvalade XXI.
EVACUAÇÃO
Não houve grandes problemas no primeiro dia em que o estádio abriu as portas e houve uma confirmação importante: com 52 mil pessoas lá dentro, ou seja completamente cheio, o ‘Dragão’ esvaziou-se em cerca de cinco minutos. Um pormenor importante.
LAPORTA
Laporta, presidente do ‘Barça’, elogiou o estádio. “Magnífico! Moderno, funcional e muito bonito”. Sobre Deco não falou, até porque era um dia especial para Pinto da Costa. Mas veio todo o ‘staff’ e é possível que por outros canais tenha havido conversas.
DECO ENTREGUE A CONTESTAÇÃO
O FC Porto entregou na passada sexta-feira a contestação à nota de culpa sobre o caso Deco, pedindo nomeadamente a atenuação da pena que, segundo a moldura aplicada pela Comissão Disciplinar, vai de um a quatro jogos. O CM confirmou que hoje não haverá reunião da CD (só houve um jogo no domingo), mas o juiz Gomes da Silva, presidente do órgão, deverá marcar uma reunião para quinta ou sexta-feira, de onde deverá sair uma decisão. Se for na sexta, em princípio o FC Porto poderá utilizá-lo frente ao Boavista, porque nesses casos a prática é a CD só notificar o clube na segunda seguinte.
Hoje o FC Porto começa a preparar esse jogo da Taça de Portugal de sábado com o Boavista e Derlei diz que “que o FC Porto quer ganhar todos o jogos em que participa e em princípio até tem todas as chances de chegar até à final”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)