Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

'Remake' após 23 anos

Golo de Jaime Magalhães valeu triunfo portista na final de 1988. Vimaranenses querem amanhã reescrever a História.
21 de Maio de 2011 às 00:00
Fase de assédio do FC Porto à baliza do Vitória de Guimarães. O golo surgiu a apenas 7 minutos do final do encontro
Fase de assédio do FC Porto à baliza do Vitória de Guimarães. O golo surgiu a apenas 7 minutos do final do encontro FOTO: direitos reservados

Não é inédita uma final da Taça de Portugal entre FC Porto e V. Guimarães. Os dois emblemas que amanhã se defrontam (17h00, RTP 1) já se encontraram no Jamor na tarde de 19 de Junho de 1988. Um solitário golo garantiu o triunfo dos portistas e consumou a ‘dobradinha’ azul-e-branca nessa época, dias após a conquista do Campeonato. Já os minhotos só na última jornada garantiram a manutenção no escalão principal.

O desnível, todavia, foi disfarçado numa final em que o marcador apenas funcionou aos 83’, quando já se perspectivava o recurso ao prolongamento. Sem pontas-de-lança de raiz, o FC Porto chegou ao golo pelo médio-ala Jaime Magalhães, no aproveitamento de uma desconcentração da defesa vimaranense.

Este foi também o jogo da despedida do treinador croata Tomislav Ivic. Apesar dos êxitos desportivos na fase da pós--conquista da Taça dos Campeões Europeus pelo FC Porto (1987), Ivic não cultivou uma boa relação com os adeptos do clube. Especialmente depois de ter dito, em entrevista, uma frase iconográfica: "Gomes é finito." Gomes era o capitão e referência do clube. Duas vezes Bota de Ouro. Mas Ivic embirrou com ele. Na final do 1988, deixou-o fora dos convocados. Porque, explicou, "a sua forma de jogar não se adequa ao plano do jogo". E o FC Porto foi para dentro do campo sem um único avançado-centro.

"O VITÓRIA VAI JOGAR À BRAGA": Jaime Magalhães, Ex-jogador do FC Porto

Correio da Manhã – Em 1988, marcou o golo vitorioso do FC Porto sobre o V. Guimarães na final da Taça de Portugal. Como recorda esse momento?

Jaime Magalhães – Um golo decisivo que me marcou. Foi com muita alegria que conseguimos mais uma Taça para o FC Porto.

– Quem pode fazer de Jaime Magalhães na final de amanhã?

– Qualquer um pode marcar. Mas tudo se pode esperar de Falcão, da maneira como ele está a jogar...

– O FC Porto é claro favorito?

– Temos o exemplo do Sp. Braga na final da Liga Europa. Tentou segurar o resultado e apostar nas bolas paradas. O V. Guimarães vai adoptar o mesmo sistema.

– Qual é o trunfo do Vitória?

– Só o colectivo poderá contrariar o favoritismo do adversário.

– Concorda com a realização da final no Estádio Nacional?

– As duas equipas são do Norte, devia ser disputada mais acima. Era mais fácil para os adeptos.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)