Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Rijkaard: Onde é que eu já vi isto?

Holandês foi arma eleitoral do candidato Jorge Gonçalves em 1988, como jogador. Agora é promessa de Dias Ferreira, como treinador
12 de Março de 2011 às 00:00
Frank Rijkaard chegou a Alvalade em Fevereiro de 1988. Conheceu a sua nova camisola mas nunca jogou com ela
Frank Rijkaard chegou a Alvalade em Fevereiro de 1988. Conheceu a sua nova camisola mas nunca jogou com ela FOTO: d.r.

Onde é que eu já vi isto? A pergunta pode ser feita por sportinguistas de boa memória ou pelo próprio Frank Rijkaard, o treinador holandês que agora é apontado como trunfo eleitoral do candidato à presidência do Sporting Dias Ferreira.

O ‘déjà vu’ tem razão de ser. Este mesmo Frank Rijkaard já antes, há mais de vinte anos, foi usado como arma eleitoral de um candidato à presidência dos leões, Jorge Gonçalves. Que acabou por sair vencedor.

Corria então o ano de 1987. Rijkaard representava o Ajax e era considerado, nessa altura, um dos melhores jogadores do Mundo. Quando Jorge Gonçalves, um antigo praticante de vela com negócio de sucesso na área dos transitários, avançou com o nome do craque como um dos potenciais reforços do Sporting – ele chamava-lhes as unhas do leão –, houve risos. A operação era complexa, o poderoso Milan também estava na corrida, mas a verdade é que, no final desse ano, Rijkaard veio para o Sporting, graças à acção de Gonçalves, então ainda candidato... a candidato.

Treinou-se em Alvalade mas acabou por nunca jogar, pois a sua inscrição não foi aceite pelos serviços da FPF, porque a documentação chegou fora do prazo. Rijkaard foi então cedido ao Saragoça, de Espanha, e no final da época o seu passe foi vendido ao Milan, com uma mais-valia de cerca de 750 mil euros. Números importantes para a época.

Em Itália, Rijkaard fez trio com os compatriotas Ruud Gullit e Marco Van Basten, integrando uma das mais notáveis equipas da história do Milan. Foi campeão europeu após ter ganho a final por 1-0 ao Benfica. Golo de Rijkaard...

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)