Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Rochemback apto e ‘Vuk’ em dúvida

Paulo Bento não sabe ainda se pode contar com Simon Vukcevic e Anderson Polga, ambos ausentes no treino de ontem devido a lesões, para o jogo de amanhã (19h45, RTP 1), em Alvalade, diante do FC Porto. Mas, ontem, o técnico do Sporting ficou a saber que o brasileiro Fábio Rochemback recuperou de uma entorse na tibiotársica esquerda contraída na terça-feira, diante do Basileia, para a Liga dos Campeões (vitória por 2-0). ‘Roca’ trabalhou ontem sem quaisquer limitações no treino realizado na Academia de Alcochete.

4 de Outubro de 2008 às 00:30
Fábio Rochemback recuperou de uma entorse
Fábio Rochemback recuperou de uma entorse FOTO: Paulo Calado

Segundo o boletim clínico do clube leonino, Vukcevic fez tratamento ao traumatismo na coxa esquerda que sofreu diante do Basileia. O avançado montenegrino será reavaliado hoje antes do derradeiro treino de preparação para o clássico.

Já Polga sofreu um traumatismo no joelho esquerdo contra a equipa suíça e realizou tratamento, na expectativa de que possa ser dado como apto a tempo do jogo com os dragões. Será também reavaliado hoje.

Quanto ao russo Marat Izmailov, a recuperação da entorse ao joelho direito parecia certa, face à inclusão no lote de aptos nas duas sessões anteriores, mas o departamento médico adiantou que o médio tem treinado 'de forma condicionada, pelo que se mantém em dúvida para o jogo com o FC Porto.'

Fora do clássico está o polivalente defesa Marco Caneira. O ex-jogador do Valência agravou a rotura abdominal no esforço de tentar regressar para o desafio com o Basileia.

'ESTOU NUM BOM MOMENTO'

'Estou num bom momento, tal como o Sporting', disse ontem o central Tonel.

Em declarações ao site oficial do clube de Alvalade, o jogador falou ainda sobre a forma como soube da sua chamada à selecção para os embates com a Suécia (dia 11) e Albânia (dia 15). 'No final do treino de hoje [ontem], o clube pediu-me as minhas medidas. Perguntei porquê e responderam-me que era para enviar para a federação, pois tinha sido convocado.'

Tonel reconheceu, no entanto, que o seleccionador Carlos Queiroz só o convocou devido à lesão de Ricardo Carvalho. 'Volto à Selecção com a vontade de ser útil, mas sobretudo de ajudar a conquistar os seis pontos nestes dois jogos, importantíssimos, após a derrota (2-3) caseira frente à Dinamarca'.

'PRIMEIRO GOLO SERÁ DECISIVO'

Augusto Inácio, ex-jogador de Sporting e FC Porto, prevê que o desenrolar do clássico irá depender de quem marcar primeiro. 'Se for o FC Porto, fica restaurada a confiança, que foi abalada com o Arsenal. Se for o Sporting, os adeptos vão sentir-se mais próximos da equipa. Acredito que quem marcar primeiro ficará mais perto da vitória. No entanto, acho que o Sporting está mais forte', afirmou o treinador que conquistou o título para o Sporting, em 1999/2000, e que actualmente lidera o Interclube de Luanda (Angola).

PORMENORES

PORTAS ABREM ÀS 17h45

As portas do Alvalade XXI abrem às 17h45, duas horas antes do início da partida. A PSP recomenda aos adeptos que se desloquem o mais cedo possível para o estádio.

CONVERSA NO OLIVAL

Jesualdo Ferreira deu ontem uma pequena palestra ao plantel dos azuis-e-brancos antes de uma sessão de trabalho em que voltou a contar com o jovem avançado Rabiola (19 anos).

POUCOS GOLOS

Há 26 anos que um Sporting-FC Porto para o campeonato não ultrapassa os três golos no marcador. O último (empate, 3-3) aconteceu em 1982/83.

BENTO 6-2 JESUALDO

O saldo dos confrontos entre os técnicos Paulo Bento e Jesualdo Ferreira dá larga vantagem ao treinador do Sporting. Seis vitórias do leão contra duas do dragão, uma delas ainda ao comando do Sp. Braga.

SEGURANÇA: 450 POLÍCIAS

APSP vai destacar um contigente de 450 elementos para o clássico de amanhã. Asubcomissária Paula Monteiro revelou ontem que espera a presença de 35 mil espectadores em Alvalade

O OLHAR DOS ADEPTOS: SPORTING É FAVORITO?

JOÃO BRAGA, Sporting

O Sporting é sempre favorito, mas amanhã vai defrontar os campeões em título. Se os eleitos de Paulo Bento entrarem em campo com ganas de quem quer vencer uma final, da Supertaça, por exemplo, creio que terão fortes possibilidades de ganhar o jogo. Os portistas já não contam com Quaresma, Bosingwa e Assunção, nem com substitutos à altura; os leões viram partir Purovic, Farnerud, Marian Had, Gladstone, e ainda bem porque entraram Rochemback, Postiga & Cia. Com o calor dos sportinguistas, o dragão vai pegar fogo — se não surgir algum bombeiro. Dourado.

HERNÂNI GONÇALVES, FC Porto

Dentro da minha perspectiva, e mesmo citando um lugar comum, estes jogos são sempre para tripla. Nos clássicos não há favoritos. O Sporting pode ganhar – porque tem uma ligeira vantagem devido ao factor casa –, como também pode o FC Porto vencer ou pode acontecer mesmo o empate. Estes são sempre jogos muito aleatórios. É um lance individual que pode decidir tudo... Penso que vai ser um jogo muito disputado e competitivo, pois as expectativas estão muito altas. E a equipa que entrar mais concentrada e que for mais eficaz vai vencer o encontro.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)