Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Rodrigues erra e Faria ataca

Um novo erro de navegação de Hélder Rodrigues colocou o quarto lugar em perigo no Dakar, dado que Ruben Faria (KTM) ficou ontem em 3º e está agora a pouco mais de cinco minutos do piloto da Yamaha.
13 de Janeiro de 2011 às 00:30
Ruben Faria atrás do 2.º nas motos, Ciryl Despres
Ruben Faria atrás do 2.º nas motos, Ciryl Despres FOTO: Max Montecinos/Epa

Tudo parecia correr de feição para o motard de Almargem do Bispo na etapa 10. Sempre na liderança da especial, ainda passou em primeiro no último ponto cronometrado, com uma vantagem de três minutos sobre o espanhol Marc Coma. No entanto, já nos últimos quilómetros, um erro de navegação acabou por travar este ascendente, ditando a queda para o 10º lugar, a 27 minutos do vencedor, Marc Coma (Esp). Ruben Faria foi quem mais beneficiou e promete atacar já hoje, numa das mais longas especiais (622 km), que vai ligar as localidades de Chilecito e San Juan (Argentina), nas paisagens desérticas dos Andes. O pódio das motas, salvo qualquer contratempo, está entregue a Marc Coma (KTM), Cyril Despres (KTM) e Lopez Contardo (Aprilia).

Nos carros, o espanhol Carlos Sainz (VW) voltou a perder tempo (mais de 9 min) para o companheiro de equipa Al-Attiyah (Qatar). Já o português Leal dos Santos (BMW) teve o melhor dia da competição (6º) e consolidou o 7º lugar da geral.

PERDER O NORTE: OPINIÃO DE HÉLDER RODRIGUES, PILOTO

Ontem de manhã, quando comecei o sector selectivo em Fiambalá, já tinha cumprido quase 500 quilómetros, que, embora fosse em percurso de ligação, foram particularmente desgastantes: atravessámos o Paso de San Francisco, a mais de 4700 metros de altitude, e passei algumas horas acima dos 4000 metros, o que fisicamente é extenuante. Depois, enfrentar as dunas de Fiambalá foi pura diversão, mas, no final, senti que perdi o Norte e, com isso, a oportunidade de ganhar mais uma etapa do Dakar.

DAKAR ARGENTINA HELDER RODRIGUES RUBEN FARIA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)