Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Rodrigues já está no pódio

O português Hélder Rodrigues subiu ontem ao 3º lugar da classificação geral do Dakar 2012, ao terminar em 4º na etapa que ligou San Juan a Chilecito, na Argentina.

5 de Janeiro de 2012 às 01:00
Hélder Rodrigues (Yamaha) foi ultrapassado por Verhoeven nos quilómetros finais da 4.ª etapa
Hélder Rodrigues (Yamaha) foi ultrapassado por Verhoeven nos quilómetros finais da 4.ª etapa FOTO: Direitos reservados

"Tenho de me conseguir concentrar para andar cada vez mais forte, mas sem falhar na navegação, nem cair. Nesta etapa, já consegui sorrir. Estava difícil", disse Rodrigues. O piloto da Yamaha, que chegou a andar em 3º, caiu para 4º nos quilómetros finais para o holandês Frans Verhoeven (Sherco). O francês Cyril Despres (2º) e o espanhol Marc Coma (1º), ambos da KTM, foram os mais rápidos na especial de 326 km. Paulo Gonçalves (Husqvarna), 5º na etapa e 6º geral, está a realizar o melhor Dakar da sua carreira, a menos de 5 minutos do 5º posto. Ruben Faria (KTM) foi penalizado em 40 minutos e caiu para 23º.

Nos carros, o luso Carlos Sousa (Great Wall) foi 6º e subiu para 8º na geral, que passou a ser liderada pelo francês Stéphane Peterhansel (MINI).

A etapa de hoje liga Chilecito a Fiambala e conta com uma especial de 265 km para as motos e 177 km para os automóveis.

OPINIÃO - HÉLDER RODRIGUES, Piloto da Yamaha

HOJE TALVEZ SEJA O MEU DIA

Estou a começar a recompor-me. Vim para este Dakar com grandes expectativas e muita pressão e os dois primeiros dias iam dando cabo de mim. Hoje [ontem] rolei bem, vim bastante tempo com o Marc, que ganhou a etapa, mas ainda não me senti com forças para atacar. Amanhã [hoje] talvez seja o meu dia. A moto está impecável e o piloto já está quase a lá chegar. Estou em terceiro lugar, o que é bom, mas ainda estamos no início da corrida e as grandes dificuldades ainda estão para vir.

HÉLDER RODRIGUES DAKAR RALI PILOTO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)