Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Ronaldo finalista dos três melhores jogadores da UEFA

Internacional português figura ao lado de Messi e Ribéry, principal candidato a vencer o troféu.
27 de Agosto de 2013 às 09:21
Cristiano Ronaldo apresenta-se como o melhor marcador da Liga dos Campeões
Cristiano Ronaldo apresenta-se como o melhor marcador da Liga dos Campeões FOTO: Reuters

Cristiano Ronaldo figura pelo terceiro ano consecutivo, em outras tantas edições, nos finalistas ao prémio de melhor jogador da UEFA, tal como o argentino Lionel Messi, mas, quinta-feira, no Mónaco, o francês Franck Ribéry é o principal candidato.

Terceiro em 2010/2011, atrás de Xavi e do incontestável vencedor Messi, e segundo ex-equo com o argentino em 2011/2012, com 17 pontos, contra 19 do espanhol Andrés Iniesta, o jogador do Real Madrid volta a figurar no 'top 3'.

A UEFA anunciou a 06 de agosto a 'shortlist' e o internacional luso mantém o pleno, tal como Messi, sendo que, desta vez, é o francês Franck Ribéry o terceiro da lista e com reais possibilidades de vencer, face ao domínio exercido pelo Bayern Munique ao longo da época 2012/2013.

Os bávaros venceram a Liga dos Campeões e, internamente, conquistaram a Bundesliga, a Taça da Alemanha e a Supertaça, pelo que o gaulês é candidato a repetir o feito do médio do Barcelona Iniesta, que a época passada bateu Ronaldo e Messi, muito por culpa da vitória da Espanha no Europeu.

Ribéry foi uma das estrelas do conjunto então comandado pelo ex-treinador do Benfica Jupp Heynckes, juntamente com o holandês Arjen Robben (já anunciado como quarto classificado), Thomas Müller (sexto) e Bastian Schweinsteiger (sétimo).

Atualmente com 30 anos, o jogador que em 2007 trocou o Marselha pelo Bayern Munique, disputou 27 jogos na Bundesliga, nos quais marcou 10 golos, e 14 na Liga dos Campeões, apontando três tentos.

O gaulês tem do seu lado os títulos, enquanto Cristiano Ronaldo se apresenta como o melhor marcador da Liga dos Campeões, com 12 golos em outros tantos jogos. Em termos coletivos, apenas conquistou a Supertaça de Espanha.

Por seu lado, Lionel Messi ajudou o Barcelona a conquistar a Liga espanhola, sendo que arrebatou pela terceira vez a Bota de Ouro, face aos 46 golos apontados num campeonato em que chegou a marcar consecutivamente às outras 19 equipas.

A eleição está a cargo de 53 jornalistas desportivos, que votarão em direto, por sistema eletrónico, quinta-feira, no Mónaco, durante o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, na qual FC Porto e Benfica surgem no Pote 1.

ronaldo futebol uefa messi ribéry troféu mónaco
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)