Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Ronaldo no onze ideal da UEFA

Cristiano Ronaldo, recentemente eleito melhor jogador de 2008, voltou a ser integrado, pela terceira vez (as outras duas foram em 2004 e 2007), no "onze ideal" da União Europeia de Futebol (UEFA), revelou esta manhã o organismo que tutela o futebol europeu.
21 de Janeiro de 2009 às 12:53
Ronaldo no onze ideal da UEFA
Ronaldo no onze ideal da UEFA FOTO: EPA

Numa votação que decorreu entre 8 de Dezembro e 12 de Janeiro e contou com a participação de mais de 256 mil votantes, o jogador do Manchester United, Bola de Ouro e Jogador do Ano da FIFA, foi eleito o melhor médio direito de 2008.

O onze ideal de 2008 apresenta seis elementos da selecção espanhola que venceu o último Europeu. São eles: o guarda-redes Iker Casillas e o lateral direito Sérgio Ramos, ambos do Real Madrid, o central Carles Puyol e o médio centro Xavi Hernandez, do FC Barcelona, o médio ofensivo Cesc Fabregas, do Arsenal, e o avançado  Fernando Torres, do Liverpool.

Os restantes eleitos são: o central inglês John Terry, do Chelsea, o defesa esquerdo alemão Philipp Lahm e o médio esquerdo francês Franck Ribéry, ambos do Bayern de Munique, e o avançado argentino Lionel Messi, do FC Barcelona. 

Comparativamente com a equipa seleccionada em 2007, Cristiano Ronaldo, Iker Casillas e John Terry são os únicos repetentes, bem como o treinador eleito, o escocês Sir Alex Ferguson, que em 2008 levou o Manchester United à conquista do Mundial de Clubes, da Liga dos Campeões e da Liga Inglesa.  

O "onze ideal" da UEFA, votado pelos utilizados do site do organismo que tutela o futebol europeu, foi criado em 2001 e já registou a eleição de cinco jogadores português, além do treinador José Mourinho, que foi escolhido como técnico do ano por três vezes, em 2003, 2004 e 2005.  

Luís Figo e Paulo Ferreira, ambos em 2003, e Ricardo Carvalho e Maniche, em 2004, foram todos eleitos uma vez para o onze ideal da UEFA.  

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)