Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Rui Costa já está no top 10

Ciclista luso esteve entre os melhores numa tirada com quatro montanhas de 1.ª categoria
8 de Julho de 2013 às 01:00
Rui Costa (à esquerda) dá água ao seu colega de equipa Nairo Quintana na etapa de ontem do Tour
Rui Costa (à esquerda) dá água ao seu colega de equipa Nairo Quintana na etapa de ontem do Tour FOTO: Nicolas Bouvy/EPA

Rui Costa (Movistar) entrou ontem para o top 10 na classificação geral da Volta a França, após a 9ª etapa (Saint Girons/Bagnères-de-Bigorre, 168,5 km, nos Pirenéus), ganha por Daniel Martin (Garmin), que ficou marcada pelo ‘estouro’ de Richie Porte (Sky).

O australiano, que estava na 2ª posição, chegou à meta a 17m59’ de Martin e desceu para 33º. Já Chris Froome (Sky) manteve a amarela, apesar de ter andado mais de 110 km sem qualquer colega de equipa a seu lado, devido aos ataques da Saxo, de Alberto Contador, e da Movistar, de Rui Costa, no início de uma tirada com quatro montanhas de 1ª categoria e uma de 2ª. "Tudo correu como o planeado.

Conseguimos deixar Richie Porte para trás e levar Valverde ao 2º posto da geral", escreveu o ciclista luso no seu site. Rui Costa só na última subida ficou para trás, devido a sucessivos ataques do seu colega de equipa Nairo Quintana, mas recuperou e chegou à meta no grupo dos favoritos.

"A minha disponibilidade física na montanha não era a melhor e por isso guardei forças para trabalhar nos últimos três quilómetros para a chegada. Vinha já muito cansado", observou, congratulando-se por hoje ser dia de descanso no Tour nº 100.

Rui Costa Volta a França Daniel Martin Froome top10
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)