Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

RUI RIO ENTREGA ACESSOS 15 DIAS ANTES DA INAUGURAÇÃO

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, visitou ontem as obras envolventes ao Estádio do Dragão, reafirmando que “tudo o que são acessos directos ao estádio vão estar concluídos até 31 de Outubro”.
1 de Outubro de 2003 às 00:00
O presidente da autarquia portuense sublinhou que as infra-estruturas como a água, a luz ou os telefones vão estar operacionais no final de Outubro, tal como a nova Alameda das Antas – que liga a Avenida Fernão de Magalhães às entradas do estádio – e todas as zonas periféricas por onde vão circular os automóveis e pessoas que vão assistir aos jogos. Para mais tarde fica a conclusão de outras obras, como os túneis e o nó do Mercado Abastecedor, que Rio vaticina estarem prontos em Fevereiro de 2004.
Depois de percorrer a pé as zonas de acesso directo ao estádio e de ouvir as explicações dos responsáveis pelas obras, Rio mostrou-se encantado. “Como português, custa-me ver que obras dificílimas e grandiosas como esta correm tão bem e outras, muito mais pequenas e fáceis, um mero buraco à porta de casa, correm tão mal”, desabafou o presidente. Rui Rio reconheceu que a sua própria autarquia enferma por vezes desses mesmos males, “que são comuns a todas as Câmaras, de Valença do Minho a Vila Real de Santo António”.
Relativamente aos custos, Rio reafirmou que as contas só poderão ser apuradas com rigor no final da empreitada, quando o actual estádio das Antas for demolido e quando estiverem negociadas todas as expropriações de terrenos que envolvem essa área. Mesmo assim, Rui Rio garantiu que os valores que estiveram em apreciação no passado, orçados em cerca de 40 milhões de euros para os cofres da autarquia, vão ser cumpridos. E admitiu mesmo que alguns orçamentos relativos a obras menores vão ficar abaixo do inicialmente previsto.
No final da visita, Rio mostrou-se ainda “optimista” quanto ao bom andamento dos acessos ao Estádio do Bessa.
PELOS BASTIDORES
POR MIM...
Rui Rio anunciou que os acessos ao novo estádio estarão prontos no final de Outubro. Mas já não tinha muitas certezas quanto à data escolhida pelo FC Porto para a inauguração. Quando um jornalista o informou que seria dia 16 de Novembro, concluiu: “Por mim, pode ser dia 1”.
CONVITE
O Estádio do Dragão será inaugurado dia 16 de Novembro, não tendo o FC Porto ainda anunciado qual a equipa convidada para o acontecimento. Rio ainda não foi convidado e talvez por isso já tenha garantido a sua presença na abertura do Europeu, em Junho de 2004.
METRO
Uma das obras que está a preocupar os adeptos portistas é a da construção da linha de Metro e a respectiva estação que vai ligar ao estádio. Rui Rio sublinhou que não é assunto da sua responsabilidade mas sempre foi dizendo que ouviu dizer que “em Maio estará pronto”.
Ver comentários