Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Rui Sousa subiu para a amarela

Gustavo Veloso, espanhol que corre pela equipa portuguesa OFM, venceu a 8.ª etapa.
17 de Agosto de 2013 às 01:00
GUstavo Veloso (OFM) e Rui Sousa (Efapel), ontem, no final da etapa que terminou na Torre
GUstavo Veloso (OFM) e Rui Sousa (Efapel), ontem, no final da etapa que terminou na Torre FOTO: José Sena Goulão/Lusa

Rui Sousa (Efapel) chegou ontem à camisola amarela na Volta a Portugal, após ter terminado a tirada que ligou Oliveira do Hospital à Torre (166,3 km) no 2º lugar. No alto da serra da Estrela (1993 m), o português de 37 anos foi batido pelo espanhol Gustavo Veloso (OFM). "Ganhei aqui em 2008 e, nos últimos três anos, fui três vezes consecutivas 2º. Peguei na corrida com um ritmo que me permitisse no final lutar pela vitória da etapa, mas não fui capaz", disse o novo líder.

"Dei tudo para ganhar a Volta. Agora o importante é recuperar do esforço despendido, porque as forças já são poucas", acrescentou.

Já o espanhol Gustavo Veloso venceu a tirada e está agora a 6 segundos da liderança. "Não estava à espera de ganhar, mas quando vi que estava no grupo da frente a 400 metros do final percebi que não ia perder tempo e que podia vencer", afirmou o ciclista, de 33 anos.

Numa etapa que terminou com uma montanha de categoria especial, o anterior líder, Sergio Pardilla (MTN), perdeu no início da última subida o contacto com o grupo principal, terminando em 22º a 9,08 minutos do vencedor. Já o grupo da frente, composto por Virgílio Santos e Daniel Silva (Onda Boavista), Rui Sousa e Hernâni Brôco (Efapel), Gustavo Veloso e Alejandro Marque (OFM), e ainda Edgar Pinto (LA Antarte), chegou ao último quilómetro junto. Aí, Veloso e Rui Sousa foram os mais fortes.

A etapa de hoje é um contrarrelógio individual que liga o Sabugal a Viseu (35,3 km).

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER A FOTOGALERIA DA VOLTA A PORTUGAL

LEIA MAIS NA EDIÇÃO DESTE SÁBADO DO CORREIO DA MANHÃ

Rui Sousa Volta a Portugal bicicleta camisola amarela pelotão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)