Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

“Sabia que era melhor no sprint”

"Sabia que era melhor do que Vasil Kiryienka (Caisse d’Epargne) no sprint. Aguentei até ao último instante e arranquei decidido a ganhar", disse Sérgio Paulinho momentos depois de se tornar no quarto português a ganhar uma etapa na Volta a França em bicicleta, depois de Joaquim Agostinho, Paulo Ferreira e Acácio da Silva.
15 de Julho de 2010 às 00:30
“Sabia que era melhor no sprint”
“Sabia que era melhor no sprint”

Há 21 anos, aliás, que um ciclista luso não vencia uma tirada na Gran Boucle. Ontem, Paulinho deu ainda a primeira vitória à equipa de Lance Armstrong, a Radioshack, na 10ª etapa da edição 2010, após 179 quilómetros, entre Chambéry e Gap.

"Tivemos azar nas duas etapas mais importantes da primeira semana e, finalmente, aconteceu uma vitória, a mais importante da minha carreira", acrescentou o vice-campeão olímpico em Atenas 2004 e vencedor de uma etapa da Vuelta 2006, referindo-se às quedas e consequente atraso de Armstrong (31º, a 15,54 minutos do líder, Andy Schleck), recordista de vitórias na prova (sete).

O corredor de 30 anos foi o mais forte de um lote de seis atletas que protagonizaram a fuga certa, num dia em que a classificação geral se manteve inalterada, com o luxemburguês Schleck (SaxoBank) no topo, 41 segundos à frente do espanhol Alberto Contador (Astana). O sexteto rolou junto até aos 15 quilómetros finais, até que Sérgio resolveu arrancar e só foi perseguido pelo bielorrusso Kiryienka, campeão do Mundo de pista por pontos em 2008. Na última recta, esperou pelo momento certo para desferir o derradeiro golpe, a cerca de 200 metros da linha de meta. Paulinho terminou com um quarto de roda à frente de Kiryienka, completando o percurso com um registo de 5:10.56 horas. O pelotão rolou sempre tranquilo e chegou a mais de 12 minutos.

PERFIL

Sérgio Miguel Moreira Paulinho nasceu há 30 anos em Oeiras (26/03/1980). Filho do ex-ciclista Jacinto Paulinho, profissionalizou-se em 2003 e, um ano depois, conquistou a prata nos Jogos Olímpicos de Atenas. É o quarto português a vencer uma etapa do Tour.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)